Preparar o imóvel é um dos principais passos para quem está pensando em colocar o bem à venda. Isto inclui realizar algumas medidas e investimentos que possibilitem a valorização do imóvel e uma melhor alocação de seu valor de mercado.
É preciso ponderar se o aumento no preço final do imóvel realmente compensa o valor a ser investido na reforma. Muitas vezes, pequenos reparos já são suficientes para fazer o seu imóvel valer até 20% a mais.
Mantenha o local limpo e organizado. Isso porque todos os sentidos do comprador entram em jogo como elementos cruciais para o negócio. Visão, olfato, tato e até o paladar ficam mais aguçados durante a visita do imóvel e não é só o valor do bem pesará na decisão.
Atente-se também a documentação, isso pode acelerar o negócio. O principal documento que precisa estar em dia é a escritura, sem ela a negociação corre o risco de não evoluir, além disso, um imóvel não regularizado, por exemplo, pode gerar muita dor de cabeça.
Não negligencie as contas do imóvel, pois obrigações não cumpridas prejudicam a venda. É importante consultar se o imóvel possui dívidas junto ao Estado ou à Prefeitura, ou até mesmo junto ao condomínio.
Encare as benfeitorias que realizará no imóvel como propulsores do seu negócio e busque o equilíbrio para que o valor investido no reparo e na manutenção seja compatível com o seu orçamento e, sobretudo, esteja adequado à previsão de valorização do seu imóvel. Para isso, contar com a assessoria de uma imobiliária de confiança ou um corretor de imóveis pode ser uma forma de garantir maior segurança para as suas decisões.