Site Loader

Essa ideia já ficou tão comum que poucas pessoas contestam essa informação para entender se comprar um imóvel realmente vale a pena. 

Não é todo imóvel que é investimento! É importante estabelecer uma diferença entre o imóvel que é comprado para sua própria moradia ou o imóvel que é comprado para ganhar dinheiro. Agora, em um segundo caso, se você está comprando aquela propriedade para obter um retorno financeiro (seja em aluguel ou em revenda), aí sim é um investimento.

Depois de entender que moradia não é investimento, se você ainda pretende comprar um imóvel para ganhar dinheiro com aluguel (ou até mesmo revenda), é importante analisar alguns fatores antes de comprá-lo:

1 – Compare outras opções: é importante comparar os investimentos existentes para ver se realmente vale a pena comprar um imóvel.

2 – Pesquise sobre o mercado: é importante entender a situação econômica do país para não ter grandes surpresas no futuro.

3 – Analise as questões burocráticas: leve em conta o tempo que vai ser gasto para comprar/alugar/vender e o acompanhamento constante que é necessário.

4 – Entenda a liquidez: a liquidez de um imóvel é muito baixa. 

5 – Faça as contas: pesquise o histórico de valorização da região do imóvel, faça projeções realistas e coloque no papel os custos versus os ganhos.

6 – Prepare-se para o pior cenário: tome algumas decisões e planeje-se arcar com custos que talvez não fossem esperados.

 

7 – Escolha com sabedoria: pesquise muito bem antes de investir em um imóvel. 

Imóveis podem ser considerados uma forma de investimento se você não está usando para moradia. Mas é necessário ficar atento aos riscos! Verifique se não existem opções mais rentáveis, menos arriscadas e com menos burocracia antes de comprar um imóvel pelo impulso.

Autor do Post: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.