Site Loader

Em meio a uma crise econômica, cuja principal consequência é o aumento do desemprego, brasileiros em todos os cantos do país estão em busca de se tornarem ainda mais capacitados em sua profissão. Para os profissionais do mercado imobiliário isso não é diferente, afinal, mesmo em um contexto de crise, a área imobiliária permanece em movimento e necessita de profissionais cada vez mais preparados para atender a demanda.

O vistoriador de imóveis, por exemplo, é um dos profissionais desse ramo que aumentaram a demanda diante das constantes rescisões contratuais a que foram submetidas as imobiliárias nesse último ano. Se você já está nesse mercado, ou tem interesse em ingressar, veja algumas características que compõe o perfil ideal do vistoriador imobiliário:

Atenção aos detalhes

O profissional que trabalha como vistoriador precisar estar sempre muito atento aos detalhes. É claro que é possível adquirir este hábito ao longo do tempo, com exercício da profissão. Contudo, se essa já for uma característica pessoal do profissional melhor ainda. O trabalho do vistoriador exige que ele tenha um olhar minucioso em relação aos pequenos detalhes, que passariam despercebido por outras pessoas, leigas no assunto.

Uma pequena rachadura em um piso, uma mancha em uma parede ou um risco em uma peça de cerâmica não podem ser ignorados pelo vistoriador. O olhar meticuloso desse profissional é o que garantirá que o proprietário do imóvel não saia prejudicado em um processo de rescisão contratual de aluguel, por exemplo.

Conhecimento técnico

O bom vistoriador imobiliário tem conhecimento sobre os termos técnicos que permeiam o cotidiano da profissão. Isso demonstra segurança e profissionalismo. É fundamental que o vistoriador também tenha algum conhecimento sobre as instalações hidráulicas e elétricas, pois estas compõem uma parte fundamental – e que deve estar sempre em pleno funcionamento – de todos os imóveis.

Organização

Essa é uma característica que inerente ao perfil do bom profissional de qualquer ramo. Porém, no caso do vistoriador, além da rotina atribulada, que por si só já exige organização para ser executada, é necessário que ele também organize suas demandas para que não haja necessidade de retrabalho. O bom vistoriador tem um planejamento detalhado de suas atividades, o que minimiza a possibilidade de erros durante a vistoria.

Domínio da tecnologia

A tecnologia vem dominando o mundo. Não seria diferente para o ramo imobiliário. É muito importante que o vistoriador esteja sempre atento às novas tecnologias, sobretudo aquelas que facilitam seu trabalho. Há hoje uma série de novos programas e aplicativos que auxiliam o vistoriador em suas atividades diárias e que ainda contribuem para realização de um trabalho mais preciso.

 

Capacitação

Um bom profissional deve estar sempre atualizado e pronto para enfrentar os desafios que o mercado oferece. Por isso, é muito importante que o vistoriador faça cursos, workshops, participe de palestras e outros eventos relacionados ao ramo para estar sempre capacitado e apto a exercer sua função.

Já sabe se está preparado para ser um vistoriador imobiliário? Acha que precisa se aprimorar? Conheça os cursos oferecidos pela Britto Consultoria & Negócios e prepare-se para enfrentar os desafios do mercado imobiliário.

Saudações,

Autor do Post: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.