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Todos os dias você acorda com um desejo de ter uma ideia inovadora que te tirará do sufoco se transformando no negócio da sua vida. Certo? Isso é mais normal do que parece. Afinal uma boa ideia é o começo de todo empreendimento de sucesso.

A primeira questão a se entender é que não existe uma fórmula mágica ou uma receita que faça com que as pessoas tenham boas ideias. Se existisse é bem provável que boa parte dos problemas do mundo estivessem resolvidos. Contudo, algumas estratégias podem te ajudar a ter insights surpreendentes. Abaixo, selecionamos algumas dessas técnicas, confira:

1 – Não tenha medo de errar

Muitas vezes nós sabotamos nossas ideias antes mesmo de termos coragem de dizê-las em voz alta. É preciso ter consciência de que não há ideia errada. Um dia um louco pensou que era possível criar uma máquina que poderia nos fazer voar. Se ele não tivesse levado a ideia a sério, não teria criado o avião. Não descarte uma ideia por parecer loucura ou absurdo. Inovações aparecem justamente quando pensamos fora da caixa. Permita-se viajar!

2 – Pense em soluções

Os negócios mais lucrativos normalmente surgiram a partir de um problema que precisava ser resolvido. Grandes empresas e startups são fruto da insatisfação de seus criadores com alguma atividade corriqueira. A Voopter, por exemplo, que compara preços de passagens aéreas e comercializa milhas, foi criada em meio a dificuldade de seu fundador de encontrar passagens baratas. Ou seja, foque nos seus problemas para criar soluções criativas. De preferência, anote tudo aquilo que te incomodar. Boas ideias podem surgir daí.

3 – Não pense em negócios

Antes de pensar na estrutura de um negócio, foque nas ideias e nas soluções dos problemas. A transformação dessas ideias em um negócio de sucesso fica para um segundo momento. Procure no seu trabalho, na sua rotina, com sua família e amigos quais as necessidades e problemas mais recorrentes. Uma boa pergunta é: Por que ninguém fez isso até hoje? Se alguém fizer isso eu compro na hora?

4 – Mantenha-se atualizado

Estar antenado é regra válida para todos os mercados. Nesse momento de mudanças recorrentes, sobretudo em função da tecnologia, tudo pode mudar a qualquer momento. Então, esteja ligado nas novas tendências e fique de olho até mesmo em áreas de atuação que não são suas. Muitas vezes, o que é muito comum em um segmento, pode ainda não ter sido explorado em outro. A SmartFit, por exemplo, incorporou a ideia de ter um botão em cada máquina para que os usuários conseguissem chamar os personal trainers. Essa ideia veio da indústria de aviação. Ela pegou uma ideia que já era comum em outro mercado e implementou em seu negócio, fazendo disso um diferencial.

5 – Reflita sobre o que você consome

Talvez o seu grande insight virá de uma ideia que já existe. É a velha máxima do “nada se cria, tudo se copia”. E não há mal nenhum em desenvolver melhor um negócio que já existe. Por isso, pense sobre as coisas que você consome, os produtos que você usa, os lugares que você frequenta. Há possibilidades de fazer melhor? Será que não há como pagar menos e oferecer um serviço de melhor qualidade? Se você consome, é sinal de que há um mercado pronto para consumir também o seu produto.

Britto Consultoria & Negócios possui coaches experientes que podem te ajudar nessa mudança. Entre em contato conosco e agende uma sessão.

Saudações,

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. O Business Model o agraciou com a premiação de Pioneirismo no Uso da Informática. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.