Avaliar um imóvel com a intenção de saber se vale a pena comprar ou vendê-lo não é uma tarefa fácil e existem algumas maneiras de estabelecer o preço de um imóvel levando em consideração aspectos técnicos e mercadológicos. São diversos os critérios que influenciam o preço de um imóvel. Podemos destacar como os mais importantes:
Localização
Cada bairro possui um preço médio por metro quadrado do imóvel, com base em suas características e no perfil dos moradores. Mas também podemos encontrar diferentes valores dentro do mesmo bairro. Algumas ruas podem ser mais valorizadas que outras, devido a fatores como história do bairro, arborização, tranquilidade e serviços. Por outro lado, ruas com muito trânsito e poluição sonora tendem a ser bem menos valorizadas. A proximidade de vias de grande fluxo que facilitem a mobilidade e facilidade de acesso ao transporte público contam bastante na avaliação de um imóvel.
Idade
Imóveis novos costumam custar mais do que aqueles que já foram ocupados pois na maioria das vezes não precisam de reparo e costumam ter opções de lazer. Já os imóveis antigos costumam ser mais amplos e espaçosos. Apesar desse diferencial, costumam valer menos porque, muitas vezes, necessitam de reparos e tendem a não ter tantas opções de lazer.
Segurança
Com o aumento das taxas de criminalidade os itens de segurança e condomínios fechados tem sido cada vez mais procurados. Recursos como porteiros 24 horas, sistema de vigilância e monitoramento, cerca elétrica, alarme e portão automático aumentam consideravelmente o valor do imóvel.
Infraestrutura
O valor de um imóvel aumenta consideravelmente se o condomínio contar com áreas de lazer como academia, piscina, salão de festas, espaço gourmet, churrasqueiras, jardim e playground.
Vaga
A vaga de garagem é fator muito importante para estabelecer o preço do imóvel. Pois hoje em dia é comum que as famílias tenham automóveis e na maioria das vezes mais de um, imóveis que oferecem somente uma vaga na garagem não são tão valorizados.
Andar
Quanto mais alto é o andar do imóvel mais valorizado é o apartamento.
Tamanho
As famílias também estão menores e as transformações urbanas somado ao estilo de vida moderno têm influenciado o tamanho dos imóveis. Além disso cresce o número de pessoas que moram sozinhas, e por conta do pouco tempo para cuidar de um apartamento grande muitas pessoas preferem imóveis compactos e de fácil manutenção. Mesmo assim, muitos ainda buscam apartamentos antigos de olho principalmente em seu espaço amplo e preço mais vantajoso.