Site Loader

A internet vem mudando a forma de agir, pensar e comprar de todos no mundo. Hábitos que antes eram comuns foram substituídos por ações pautadas no mundo tecnológico. O mercado se adaptou às novas versões do consumidor e é claro que essas mudanças afetaram o mercado imobiliário.

Hoje um lançamento imobiliário precisa de muito para conseguir conquistar o coração dos consumidores. Investir em tecnologias que facilitem a vida do morador é talvez um dos pontos mais importantes do investimento imobiliário.

Como surgiu esse novo consumidor

Com o acesso à internet disponível para todos, a democratização da informação nasceu, dando um triunfo a quem antes ficava preso aos moldes da grande mídia. Agora não é preciso confiar em tudo que lhe dizem, você pode fazer suas próprias pesquisas, buscar as melhores indicações e ver quem atende às suas necessidades.

Democratizar esse processo rendeu a indústria imobiliária um novo modo de fazer negócio. Já não era mais possível manter o mesmo modelo, ou cairiam em declínio. Então decidiram mudar, agora os corretores que antes tinham uma posição fria e distante, vão atrás de seus clientes.

Investiram em ferramentas digitais e passaram a alimentar todo o processo de publicidade pelas redes, criando um laço de confiança com o comprar e passando toda credibilidade que se é necessária nas redes.

Como ele se comporta?

Agora, o consumidor final tem contato direto com a imobiliária, com a construtora e com o corretor. Ele consegue avaliar as empresas mais bem vistas e fazer contato com ela sem sequer precisar falar ao telefone.

O novo modelo demorou para se adaptar, já que com imóveis que estão à venda tem moradores e divulgar fotos do ambiente era mais difícil. Outra questão é a comunicação, agora todas as empresas precisam disponibilizar um canal para dúvidas, e não deve ser um canal falho, isso quebra a credibilidade e afasta futuros clientes.

As mudanças foram tantas que hoje quando uma grande empresa vai fazer um lançamento imobiliário tem que essa é uma grande tendência de mercado, uma vez que hoje os consumidores estão altamente ligados as mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter. E sempre estão acompanhando as timelines dos aplicativos, assim os anúncios de imóveis passaram a ocupar não a parte de classificados, mas sim os anúncios de internet.

Sendo assim, o novo consumidor fez o mercado imobiliário se ajustar e correr atrás de novas alternativas. Lançamentos imobiliários ficaram mais planejados, os condomínios passaram a contar com mais tecnologia e hoje podemos encontrar qualquer informação dando uma “googlada”.

Autor do Post: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.