Site Loader

Avaliar um imóvel com a intenção de saber se vale a pena comprar ou vendê-lo não é uma tarefa fácil e existem algumas maneiras de estabelecer o preço de um imóvel levando em consideração aspectos técnicos e mercadológicos. São diversos os critérios que influenciam o preço de um imóvel. Podemos destacar como os mais importantes:

Localização

Cada bairro possui um preço médio por metro quadrado do imóvel, com base em suas características e no perfil dos moradores. Mas também podemos encontrar diferentes valores dentro do mesmo bairro. Algumas ruas podem ser mais valorizadas que outras, devido a fatores como história do bairro, arborização, tranquilidade e serviços. Por outro lado, ruas com muito trânsito e poluição sonora tendem a ser bem menos valorizadas. A proximidade de vias de grande fluxo que facilitem a mobilidade e facilidade de acesso ao transporte público contam bastante na avaliação de um imóvel.

Idade

Imóveis novos costumam custar mais do que aqueles que já foram ocupados pois na maioria das vezes não precisam de reparo e costumam ter opções de lazer. Já os imóveis antigos costumam ser mais amplos e espaçosos. Apesar desse diferencial, costumam valer menos porque, muitas vezes, necessitam de reparos e tendem a não ter tantas opções de lazer.

Segurança

Com o aumento das taxas de criminalidade os itens de segurança e condomínios fechados tem sido cada vez mais procurados. Recursos como porteiros 24 horas, sistema de vigilância e monitoramento, cerca elétrica, alarme e portão automático aumentam consideravelmente o valor do imóvel.

 

Infraestrutura

O valor de um imóvel aumenta consideravelmente se o condomínio contar com áreas de lazer como academia, piscina, salão de festas, espaço gourmet, churrasqueiras, jardim e playground.

Vaga

A vaga de garagem é fator muito importante para estabelecer o preço do imóvel. Pois hoje em dia é comum que as famílias tenham automóveis e na maioria das vezes mais de um, imóveis que oferecem somente uma vaga na garagem não são tão valorizados.

Andar

Quanto mais alto é o andar do imóvel mais valorizado é o apartamento.

Tamanho

As famílias também estão menores e as transformações urbanas somado ao estilo de vida moderno têm influenciado o tamanho dos imóveis. Além disso cresce o número de pessoas que moram sozinhas, e por conta do pouco tempo para cuidar de um apartamento grande muitas pessoas preferem imóveis compactos e de fácil manutenção. Mesmo assim, muitos ainda buscam apartamentos antigos de olho principalmente em seu espaço amplo e preço mais vantajoso.

 

Autor do Post: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.