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Chegar ao ensino superior é ainda o maior objeto de desejo dos jovens em todo o mundo. A grande questão que se coloca é: de que universidade esses jovens precisam? De uma universidade tradicional, estruturada em blocos rígidos de disciplinas que produzem conhecimentos para uma determinada profissão, ou de uma universidade que promova o seu desenvolvimento pleno para a vida?

Parece-nos que a primeira ainda é o modelo vigente na maioria das instituições de ensino superior. Algumas até procuram fazer um certo esforço para ampliar a flexibilidade curricular, permitindo que o aluno curse um certo número de disciplinas eletivas – de livre escolha. Mas isso nos parece absolutamente insuficiente para o mundo do trabalho 4.0. Estamos diante de mudanças profundas nesse novo ambiente do trabalho.

Um estudo da consultoria global McKinsey & Company sobre o futuro do trabalho revela que mais de 30% das atividades de seis em cada dez trabalhos podem ser automatizadas. Num cenário mais modesto, até 2030 isso poderá impactar a atividade laboral de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é que o efeito da automação atinja cerca de 16 milhões de brasileiros!

Isso significa dizer que a educação em todos os seus níveis de formação, do ensino básico ao superior, passando pela educação continuada, precisa oferecer um novo ambiente de aprendizagem capaz de preparar os jovens para o mundo do trabalho 4.0, que exige pessoas plenamente desenvolvidas ao longo de todo o seu percurso de vida. O diploma de nível superior ainda é importante; no entanto, o que se procura hoje são pessoas preparadas para enfrentar o dinamismo desse novo ambiente laboral.

No que se refere à educação básica, esse panorama se reflete na própria estruturação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), baseada em dez competências, mostradas de forma simplificada na tabela abaixo:

A implementação da BNCC, relativa à educação infantil e ao ensino fundamental, já começa a ocorrer nas redes estaduais e municipais de ensino. Porém, é importante que a universidade também repense o seu modelo tradicional de ensino e de estrutura curricular, não só para se articular melhor com a educação básica, mas também na perspectiva de continuar a ser o maior objeto de desejo dos jovens.

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.