Investimento Imobiliário – Como ampliar garantias e reduzir riscos

porGilberto Britto

Investimento Imobiliário – Como ampliar garantias e reduzir riscos

Os melhores investimentos dependem de uma série de fatores que envolvem tanto o investidor, seus objetivos e o estudo do mercado financeiro.

Para aplicar seu dinheiro da forma correta é preciso conhecer como funciona cada tipo de investimento, suas vantagens e desvantagens, entender de cálculos, analisar taxas e índices antes de qualquer decisão.

Um emaranhado de números que pode confundir até mesmo os especialistas. O certo é que um dos setores que podem oferecer ótimas oportunidades para todo perfil de investidores –  do mais experiente ao principiante, do mais conservador ao mais ousado – é o mercado imobiliário.

Claro que como qualquer mercado, o imobiliário tem também o caminho das pedras para que o investidor, principalmente o mais desavisado, não caia em armadilhas.

De acordo com o diretor da Britto Consultoria Imobiliária, Gilberto Britto, existem quatro pontos principais que devem ser observados por quem vai comprar um imóvel e não quer perder dinheiro.

O primeiro deles que deve ser levado em conta é a rentabilidade do imóvel, ou seja, a capacidade de renda que esse imóvel pode gerar para o proprietário, como por exemplo, a facilidade de se alugar ou arrendar o imóvel.

O segundo aspecto a ser considerado é a capacidade de liquidez, ou seja, a facilidade e a rapidez para se vender esse imóvel caso seja necessário converter seu capital imobiliário em dinheiro.

Ainda de acordo com Britto, o terceiro fator a ser analisado por um investidor é a demanda e a oferta. Um bom imóvel para se investir encontra-se numa região de demanda reprimida, ou seja, tem mais gente procurando pelo imóvel do que imóvel sendo ofertado.

O quarto e último aspecto a ser considerado é a segurança jurídica desse imóvel, ou seja, o investidor deve ter a garantia de que os lotes têm registro e matrícula individualizada, caso contrário poderá ter sérios problemas legais no futuro.

Sobre o Autor

Gilberto Britto administrator

Gilberto Britto tem 50 anos, natural de Belo Horizonte, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist – CIPS pela National Association of RealtorsPersonal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de CoachingInstitute of Coaching Research, Association for Coaching Sherpa Executive CoachingProfessional Coaching Practitioner pela ABRACOACHINGAssessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, Correspondente e Geric Caixa. Procura estar sempre atualizado no âmbito da gestão empresarial, imobiliária, engenharia e tendências de mercado, através da participação em cursos de formação, seminários e palestras.