O segmento da Terceira Idade apresenta-se em destaque no Brasil, sendo uma temática relevante no contexto social atualmente. Assim, a educação destinada à essa faixa etária volta-se para um âmbito diferenciado, não sendo um meio de assistencialismo ou compensação. O idoso não é apenas uma pessoa que necessita de atividades recreativas para ocupar seu tempo, mas sim, precisa de espaço para crescer e aprender cada vez mais, pois não é a idade que define a capacidade de aprendizagem.
Observa-se que as pessoas na Terceira Idade têm muito para ensinar, porém ainda tem muito a aprender, demonstrando a necessidade em estarem em contato com novos conhecimentos e também, novas experiências. Os idosos possuem o direito à educação, previsto no Capítulo V, nos Artigos 20 a 25 do Estatuto do Idoso (Lei 10741/03).
Desta maneira, a presente pesquisa, tem por objetivo, identificar o papel da educação como possibilidade de mudanças para os idosos; analisar as diferentes formas de inserção e integração do idoso no contexto educativo; analisar as políticas públicas destinadas ao direito do idoso à educação. A pesquisa é quanti-qualitativa, utilizou a observação e aplicação de questionários com alunos da Universidade Aberta para a Terceira Idade da UEPG para coleta de dados.
Como resultados, foi possível observar que uma ação educacional consciente permite mudanças e transformações na vida dos idosos, possibilitando uma melhor qualidade de vida. Como também, as políticas públicas voltadas para esse segmento devem propiciar direitos nos diferentes âmbitos, como a saúde, lazer, esporte e a educação.