Site Loader

O segmento da Terceira Idade apresenta-se em destaque no Brasil, sendo uma temática relevante no contexto social atualmente. Assim, a educação destinada à essa faixa etária volta-se para um âmbito diferenciado, não sendo um meio de assistencialismo ou compensação. O idoso não é apenas uma pessoa que necessita de atividades recreativas para ocupar seu tempo, mas sim, precisa de espaço para crescer e aprender cada vez mais, pois não é a idade que define a capacidade de aprendizagem.

Observa-se que as pessoas na Terceira Idade têm muito para ensinar, porém ainda tem muito a aprender, demonstrando a necessidade em estarem em contato com novos conhecimentos e também, novas experiências. Os idosos possuem o direito à educação, previsto no Capítulo V, nos Artigos 20 a 25 do Estatuto do Idoso (Lei 10741/03).

Desta maneira, a presente pesquisa, tem por objetivo, identificar o papel da educação como possibilidade de mudanças para os idosos; analisar as diferentes formas de inserção e integração do idoso no contexto educativo; analisar as políticas públicas destinadas ao direito do idoso à educação. A pesquisa é quanti-qualitativa, utilizou a observação e aplicação de questionários com alunos da Universidade Aberta para a Terceira Idade da UEPG para coleta de dados.

Como resultados, foi possível observar que uma ação educacional consciente permite mudanças e transformações na vida dos idosos, possibilitando uma melhor qualidade de vida. Como também, as políticas públicas voltadas para esse segmento devem propiciar direitos nos diferentes âmbitos, como a saúde, lazer, esporte e a educação.

Autor do Post: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.