Conhecer bem o público alvo de um negócio é etapa fundamental para consumação de qualquer venda. No mercado imobiliário, não é diferente. Conhecer as características e o perfil do comprador de imóveis pode ajudar o corretor a alinhar sua estratégia às expectativas do cliente e potencializar as chances de fechar o negócio. Bom para o corretor, que ganha a comissão sobre a venda, bom para o cliente que tem sua demanda atendida com mais facilidade.
Se você é corretor, e quer saber mais sobre o perfil dos compradores de imóvel no Brasil, esse post é para você!
Jovens e Mulheres
Com a ascensão econômica do país, experimentada na última década, os brasileiros passaram a ter condições de comprar um imóvel mais cedo. Diferente de alguns anos atrás, o comprador da atualidade é jovem, está na faixa dos 30 anos. Com a ocupação mais significativa da mulher no mercado de trabalho, hoje ela também tem mais poder de decisão sobre a compra de um imóvel, já que tem um papel importante na composição da renda familiar.
Algumas pesquisas indicam que mais de 75% dos clientes imobiliários têm alto grau de escolaridade, 40% ganha mais de 10 mil reais, metade são solteiros e mais de 50% tem ao menos um filho.
Imóveis menores e bem localizados
A principal exigência desses novos compradores é a localização. A nova geração é extremamente ligada à qualidade de vida, por isso, a comodidade de estar próximo ao local de trabalho ou estudo é a grande prioridade. Ou seja, esse cliente está disposto a abrir mão de um ambiente espaçoso, se isso lhe permitir perder menos tempo em sua locomoção diária. Estima-se que, em média, o consumidor brasileiro busca imóveis com pouco mais de 70 metros quadrados e 2 quartos.
Público conectado
Com alta escolaridade, o público que está em busca de um novo imóvel para comprar também é bastante exigente. Por isso, é importante que o corretor esteja altamente capacitado e informado para atender a demanda. Para esse público, a internet é a principal fonte de busca por imóveis. Nesse contexto, para atrair mais clientes é importante promover os canais de interação, como as redes sociais, e investir em publicidade online.
E ai, gostou das dicas? Agora que você já conhece melhor o comprador imobiliário brasileiro ficou bem mais fácil desenvolver um bom trabalho, certo? Se precisar de ajuda, a Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios tem cursos que te ajudarão a se tornar um corretor de alta performance. Entre em contato conosco!
Saudações,