Site Loader

O desejo por adquirir a casa própria tem sido passado de geração em geração há muitos anos, no Brasil. E, apesar da nova geração, conhecida como geração Y, estar mudando um pouco essa concepção, optando pela realização de outros sonhos antes da aquisição de um imóvel, o mercado imobiliário continua em plena ebulição. Isso porque a maior parte desse mercado é movimentada por aqueles que adquirem imóveis como forma de investimento.

Não há consenso, nem entre especialistas, nem entre compradores, se investir em imóveis para alugar ou revender ainda é sinônimo de lucro certo. Porém, como todo investimento, é preciso ter conhecimento sobre o negócio para minimizar os riscos.

Se você tem interesse nesse assunto, continue lendo esse artigo, pois vamos dar algumas dicas sobre como adquirir um imóvel para investir:

Cuidado e Precaução

Ao contrário da aquisição da casa própria, o imóvel para investimento exige do comprador mais precaução e cuidado para encontrar boas oportunidades. E isso independe da época. Sempre há boas oportunidades nesse mercado, contudo é preciso saber avaliar. Por isso, é importante analisar se o rendimento é compatível com o valor investido no bem, se o preço de revenda é consideravelmente maior que o de compra para, só depois, fechar o negócio.

Invista em Conhecimento

É preciso ter em mente que o investimento em imóveis é um negócio como qualquer outro. Mantenha-se atualizado em relação ao que acontece no mercado, na economia do país e também no comportamento das pessoas em relação a essa situação. É primordial que o investidor deixe de lado suas preferências pessoais ou emocionais e análise com base em informações práticas quais são as melhores possibilidades.

Imóveis na planta

Se você ainda está começando nesse mercado, não quer enfrentar grandes riscos e não tem tanto recurso para investir, uma boa opção é o imóvel na planta. Antes da conclusão da obra, o empreendimento chega a custar apenas 40% do valor do mesmo concluído. Ou seja, se você optar por uma construtora de confiança, que já possua imóveis de qualidade no mercado, o risco é baixo e o retorno é altíssimo. Vale a pena pesquisar mais sobre essa possibilidade.

Pense sobre o aluguel

Apesar de grande parte dos investidores pensarem na aquisição de um imóvel para revenda, investir para locação também pode ser altamente rentável. Isso porque se você os mantiver em sua posse, não há limites para o percentual de retorno em relação ao valor gasto para comprá-los. Mas, atenção! Esta opção merece um cuidado especial. Existem diversos segmentos na área como imóveis populares, salas comerciais e outros. A opção mais adequada para o seu caso depende do seu perfil de investidor, da sua cidade e de outros fatores.Vale fazer essa avaliação com cautela.

Se você está em busca do melhor imóvel para investimento ou quer encontrar maneiras de aumentar seu patrimônio, entre em contato com a Britto Consultoria & Negócios para que um de nossos profissionais possa te orientar!

Saudações,

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. O Business Model o agraciou com a premiação de Pioneirismo no Uso da Informática. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.