Site Loader
Webmail

A avaliação de um imóvel para venda leva em consideração uma série de fatores. Dois apartamentos com características similares e situados em localizações próximas podem ter valores distintos. Isso porque o piso, a mobília, a localização e o estado de conservação são fatores considerados para a venda.

Se você quer saber quais fatores podem influenciar no valor de venda do seu imóvel, veja a lista que fizemos a seguir:

Localização:

A localização é um dos fatores cruciais na decisão de compra de um imóvel. Se a área estiver em expansão ou se o imóvel estiver em uma localização privilegiada, com acesso rápido a áreas importantes, como centros comerciais, supermercado, estação de metrô, hospitais, é provável que ele ganhe alguns pontinhos a mais na curva de valorização.

É importante saber que cada comprador possui um perfil específico e tem interesse em determinados serviços. Por exemplo, uma família com crianças prioriza a localização das escolas, um jovem universitário a proximidade com sua instituição de ensino e um casal boêmio, o fácil acesso a bares e restaurantes. No entanto, o acesso fácil as áreas importantes citadas acima, é primordial independentemente de quem seja o morador.

Características do imóvel e estado de conservação:

As características estruturais do imóvel, como seu tamanho, distribuição dos cômodos, número de quartos, vagas de garagem e até mesmo a quantidade de unidades por empreendimentos, são fatores importantes e decisivos para determinar o valor. Além disso, a qualidade dos materiais utilizados na construção e o estado de conservação em que eles se encontram também podem ser utilizados como método de avaliação. Pois, ainda que o comprador esteja disposto a enfrentar uma reforma, para ele o ideal é encontrar um imóvel mais próximo do que deseja sem ter que gastar mais por isso.

Segurança

Quanto maior for a segurança oferecida pelo empreendimento imobiliário, mais valorizado ele será. Para os compradores, a infraestrutura de segurança oferecida pelo imóvel é fundamental e decisiva no processo de escolha. Por isso, portões automáticos com abertura rápida, chaves de porta com segredo e elevador automatizado, com código por andar, são itens que atraem os moradores.

Lazer

Opções de lazer dentro e fora do condomínio também são importantes para valorizar um imóvel. Disponibilidade na piscina, salão de festas, acesso a academia, parques e playgrounds para as crianças são detalhes que fazem a diferença na escolha. Além disso, as opções oferecidas nas proximidades do bairro também interferem. A área pode ter uma boa opção de restaurantes, clubes, casas de show, shoppings, etc, e esses são lugares supervalorizados atualmente.

Quer vender ou alugar seu imóvel? Ou está em busca de um novo lar? Entre em contato com a Britto Consultoria & Negócios pois estamos sempre preparados para te ajudar.

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. O Business Model o agraciou com a premiação de Pioneirismo no Uso da Informática. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.