Piscina no condomínio ou em casa: Vale a pena?

porGilberto Britto

Piscina no condomínio ou em casa: Vale a pena?

Quando você decide alugar ou comprar um imóvel uma série de questões precisam ser levadas em conta. A existência de uma área de lazer é uma delas. Ter uma casa com piscina, uma cobertura ou um apartamento em um condomínio clube é o sonho de consumo de muita gente. Um sinônimo de status. No entanto, é comum que os donos dos imóveis com esse tipo de lazer, acabem se arrependendo da compra, pois a área pode acabar abandonada ou exigir um gasto fora do orçamento.

Para evitar esse tipo de arrependimento, é importante estar consciente dos aspectos positivos e negativos de se manter uma área de lazer com piscina em casa ou no condomínio. Para te ajudar nessa decisão, selecionamos 4 aspectos a se considerar. Confira!

Valorização do Imóvel

Especialistas do ramo imobiliário garantem que uma casa com piscina chega a ser até 30% mais valorizada. Além disso, o item contribui para o fechamento do negócio em quase 80% dos casos. Ou seja, a piscina pode ser uma boa opção para aqueles que pretendem usar o imóvel como investimento. O mesmo vale para os apartamentos localizados em condomínios-clube. Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas em busca de empreendimentos que tenham uma gama maior de serviços oferecidos. A piscina é um deles. A sensação de ter tudo a poucos passos de casa, pode ser um item importante na valorização de um apartamento.

Gastos altos

Manter a água da piscina sempre limpa e pronta para utilização, requer cuidados e uma manutenção periódica. Esse pode ser um dos pontos negativos em morar em uma casa ou condomínio com piscina. Isso porque a manutenção gera gastos que podem não ter sido contemplados no orçamento inicial. Quando o condomínio é grande, o custo é dividido entre os moradores. Contudo, nesse caso também é importante avaliar se a área de lazer atenderia confortavelmente todos os moradores, ou se ela seria mais uma dor de cabeça na vida dos condôminos. Em casa, a falta de manutenção pode causar infiltrações e outros problemas que precisam ser avaliados.

Lazer para a família

Além dos benefícios financeiros, ter uma piscina em casa, ou no condomínio, é um prazer imenso para a família. É claro que isso pode variar conforme o perfil de cada um. No entanto, para quem tem criança em casa e gosta de ter os amigos por perto, ter uma piscina em casa, no conforto de seu lar, é um prazer imenso. Além disso, como o Brasil é um país tropical, cujo o clima costuma ser bem ensolarado, a piscina pode ajudar a refrescar nos dias mais quentes. Um outro aspecto positivo é o incentivo a prática de exercícios físicos. Para quem gosta de natação ou hidroginástica, por exemplo, ter uma piscina em casa possibilita que você se exercite enquanto desfruta de um ambiente relaxante, em sua própria casa.

Estilo de vida incompatível

Para quem mora sozinho, fica em casa apenas para dormir e não costuma passar nem os finais de semana no imóvel, ter uma piscina na área de lazer do condomínio ou em casa pode ser desnecessário e oneroso. Os gastos com a manutenção, independem da utilização. Ou seja, ainda que você utilize a piscina uma vez no ano, terá que cuidar para que ela não vire um problema. Por isso, nesse caso, talvez a melhor opção não seja um imóvel desse tipo.

Se você está prestes a adquirir um novo imóvel, mas ainda tem dúvidas se vale a pena escolher aquele com piscina, procure a Britto Consultoria & Negócios. Nossos profissionais são altamente capacitados e com certeza poderão te ajudar.

Sobre o Autor

Gilberto Britto administrator

Gilberto Britto tem 50 anos, natural de Belo Horizonte, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist – CIPS pela National Association of RealtorsPersonal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de CoachingInstitute of Coaching Research, Association for Coaching Sherpa Executive CoachingProfessional Coaching Practitioner pela ABRACOACHINGAssessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, Correspondente e Geric Caixa. Procura estar sempre atualizado no âmbito da gestão empresarial, imobiliária, engenharia e tendências de mercado, através da participação em cursos de formação, seminários e palestras.