Em meio a uma crise econômica, cuja principal consequência é o aumento do desemprego, brasileiros em todos os cantos do país estão em busca de se tornarem ainda mais capacitados em sua profissão. Para os profissionais do mercado imobiliário isso não é diferente, afinal, mesmo em um contexto de crise, a área imobiliária permanece em movimento e necessita de profissionais cada vez mais preparados para atender a demanda.
O vistoriador de imóveis, por exemplo, é um dos profissionais desse ramo que aumentaram a demanda diante das constantes rescisões contratuais a que foram submetidas as imobiliárias nesse último ano. Se você já está nesse mercado, ou tem interesse em ingressar, veja algumas características que compõe o perfil ideal do vistoriador imobiliário:
Atenção aos detalhes
O profissional que trabalha como vistoriador precisar estar sempre muito atento aos detalhes. É claro que é possível adquirir este hábito ao longo do tempo, com exercício da profissão. Contudo, se essa já for uma característica pessoal do profissional melhor ainda. O trabalho do vistoriador exige que ele tenha um olhar minucioso em relação aos pequenos detalhes, que passariam despercebido por outras pessoas, leigas no assunto.
Uma pequena rachadura em um piso, uma mancha em uma parede ou um risco em uma peça de cerâmica não podem ser ignorados pelo vistoriador. O olhar meticuloso desse profissional é o que garantirá que o proprietário do imóvel não saia prejudicado em um processo de rescisão contratual de aluguel, por exemplo.
Conhecimento técnico
O bom vistoriador imobiliário tem conhecimento sobre os termos técnicos que permeiam o cotidiano da profissão. Isso demonstra segurança e profissionalismo. É fundamental que o vistoriador também tenha algum conhecimento sobre as instalações hidráulicas e elétricas, pois estas compõem uma parte fundamental – e que deve estar sempre em pleno funcionamento – de todos os imóveis.
Organização
Essa é uma característica que inerente ao perfil do bom profissional de qualquer ramo. Porém, no caso do vistoriador, além da rotina atribulada, que por si só já exige organização para ser executada, é necessário que ele também organize suas demandas para que não haja necessidade de retrabalho. O bom vistoriador tem um planejamento detalhado de suas atividades, o que minimiza a possibilidade de erros durante a vistoria.
Domínio da tecnologia
A tecnologia vem dominando o mundo. Não seria diferente para o ramo imobiliário. É muito importante que o vistoriador esteja sempre atento às novas tecnologias, sobretudo aquelas que facilitam seu trabalho. Há hoje uma série de novos programas e aplicativos que auxiliam o vistoriador em suas atividades diárias e que ainda contribuem para realização de um trabalho mais preciso.
Capacitação
Um bom profissional deve estar sempre atualizado e pronto para enfrentar os desafios que o mercado oferece. Por isso, é muito importante que o vistoriador faça cursos, workshops, participe de palestras e outros eventos relacionados ao ramo para estar sempre capacitado e apto a exercer sua função.
Já sabe se está preparado para ser um vistoriador imobiliário? Acha que precisa se aprimorar? Conheça os cursos oferecidos pela Britto Consultoria & Negócios e prepare-se para enfrentar os desafios do mercado imobiliário.
Saudações,