O grande crescimento da comunicação e dos meios tecnológicos tem causado verdadeira revolução nos ambientes organizacionais. No âmbito educacional, a necessidade de inovação abre caminho para a tecnologia atuar, proporcionando maior agilidade, praticidade e eficiência nos processos acadêmico-administrativos, criando uma demanda por sistemas de gestão escolar informatizados. Entretanto, toda inovação tecnológica gera resistências.
Por isso, é necessário realizar uma análise descritivo-comparativa em relação à usabilidade e ergonomia na substituição de um sistema de gestão escolar informatizado, com ênfase na resistência apresentada pelo usuário nesse processo crítico. Para tanto, além de pesquisas, também é importante utilizar informações de caráter empírico para a realização e acompanhamento técnico da substituição do sistema informatizado de gestão escolar em uma rede escolar privada.
Após a análise, mesmo com o impacto e resistência apresentados nos setores que manipulavam o sistema antigo, observa-se que em geral as organizações, como um todo, reconhecem os benefícios e vantagens nessa transição de sistemas; e, portanto, pode-se concluir que as empresas tomam a decisão correta na substituição do sistema.