Reformar a casa é um processo bem desgastante. Ainda que, na maioria das vezes, o resultado compense todo trabalho, a tarefa é árdua e exige planejamento para evitar dores de cabeça desnecessárias e gastos exorbitantes. Especialmente quando a reforma é realizada com os moradores em casa.
Para te ajudar nessa missão, selecionamos cinco dicas imperdíveis para transformar sua casa com uma reforma sem estresse. Confira!
1 – Planejamento é a palavra chave
Ter uma ideia do que se quer não é suficiente para começar uma reforma. Para evitar dor de cabeça, é primordial que haja um escopo concreto do que será reformado. Isso evitará um problema muito comum durante as reformas que é acrescentar itens pouco relevantes que acabam por estourar o orçamento. Defina, antes de começar, qual é o orçamento disponível para a reforma, quais serão os cômodos reformados, se o piso será quente ou frio, se haverá reforma na estrutura elétrica, entre outros fatores. Busque referências e coloque tudo no papel. Não compre nada, antes de elaborar o projeto como um todo.
2 – Pesquise preços
Assim como em outros segmentos, na área de construção, os preços podem variar bastante entre diferentes estabelecimentos. Por isso, pesquise os preços antes de comprar. Isso vale, principalmente, para itens de acabamento. Nesse momento, vale analisar também a forma de pagamento de cada item. Não se esqueça de verificar os orçamentos para mão de obra.
Para especialistas, um erro bastante comum entre aqueles que estão realizando uma reforma é subestimar os valores da mão de obra. É preciso fazer uma pesquisa sobre o que é responsabilidade de cada profissional, levar em consideração sua experiência e suas referências, para não ter surpresas no percurso.
3 – Atente-se ao período do ano
O andamento de sua obra também depende das sazonalidades de cada período do ano. Por exemplo, se vai realizar uma obra na parte externa da casa, é fundamental que se atente ao período de chuvas, para evitar contratempos. Obras no final do ano costumam se arrastar por mais tempo, uma vez que há muitos estabelecimentos com horários diferenciados e em período de festas.
4 – Conte com ajuda profissional
Um arquiteto qualificado pode te ajudar a definir custos e prazos com mais precisão, além de orientá-lo para que a reforma não comprometa a estrutura do imóvel. Com conhecimento de mercado, esse profissional pode ainda alertá-lo sobre os riscos de desvalorização que determinadas mudanças podem causar ao imóvel. Afinal, algumas coisas podem fazer sentido para o proprietário atual, mas podem prejudicar a comercialização do imóvel no futuro. Apesar do custo, o auxílio de profissionais evita gastos desnecessários e contribui para uma execução mais adequada do projeto.
5 – Esteja preparado para imprevistos e adversidades
Embora as dicas acima colaborem para que sua reforma ocorra de forma tranquila, é muito importante estar preparado para os imprevistos que podem vir a acontecer. Sobretudo se a reforma está acontecendo com os moradores em casa. Transtornos como poeira, barulho e casa cheia serão comuns.
Foque nos resultados positivos que a reforma trará para o seu imóvel e boa sorte!
Saudações,