Site Loader
Webmail

Se você está no processo de vender ou comprar um imóvel é provável que tenha se perguntado sobre a necessidade de contratar uma imobiliária. Será que é mesmo preciso? Aparentemente, tratar da venda ou da aquisição de um novo imóvel, diretamente com os interessados, sem o intermédio de um terceiro agente, é mais simples. No entanto, considerando a cautela que o momento exige, é importante avaliar muito bem essa decisão.

Geralmente, as pessoas que optam por realizar a negociação de compra, venda ou aluguel por conta própria acreditam que, dessa forma, evitarão passar por processos burocráticos e poderão resolver quaisquer pendências pessoalmente. Contudo, isso não é verdade. Além do tempo e do trabalho, há alguns procedimentos que demandam conhecimento técnico e o know-how que apenas um profissional terá.

Abaixo, selecionamos algumas razões pelas quais é mais seguro ter o apoio de uma boa imobiliária. Confira:

Segurança

Essa talvez seja a razão principal para contratar uma imobiliária. Há muita gente mal intencionada que se aproveita da pouca experiência do proprietário para aplicar golpes e inserir cláusulas abusivas nos contratos. Com o aporte de uma imobiliária, o contrato certamente será validado por uma equipe jurídica que dará garantias para ambas as partes. Lidar com os clientes sem o intermédio de uma empresa, pode parecer menos burocrático, porém, na verdade, não há como fugir de certos procedimentos. A diferença, nesse caso, é que você terá alguém com o conhecimento técnico necessário para realizá-los de maneira mais rápida e segura.

Carteira de clientes

A visibilidade de um imóvel com a venda intermediada por uma imobiliária é certamente maior. Isso porque a empresa disponibiliza toda sua estrutura, comercial e de marketing, com o objetivo de realizar a venda. Por conta própria, para que o imóvel tivesse a mesma visibilidade, provavelmente você teria que dispensar boa parte de seu tempo em reuniões e visitas.

Vistoria técnica

Aqueles que pretendem colocar um imóvel para aluguel, através de uma imobiliária, ganham um respaldo técnico de que tudo será entregue pelo inquilino exatamente como foi deixado. Boas imobiliárias, possuem profissionais capacitados que estarão atentos aos mínimos detalhes nas vistorias de entrada e saída do imóvel, de forma a garantir que nenhuma das partes seja lesada.

Avaliação precisa

Os valores definidos para os imóveis por profissionais do ramo imobiliário tendem a ser mais competitivo. Isso porque, eles possuem conhecimento suficiente para definir valores justos, adequados a realidade da região e as oscilações do mercado. Além disso, o profissional fará uma avaliação racional, isenta de fatores emocionais, muito comuns aos proprietários que costumam acrescentar o valor emocional da propriedade em sua avaliação. Definir o preço correto do imóvel é um dos pontos primordiais para que ele atraia mais clientes.

Diante de todos esses fatores, é fácil entender porque a contratação de uma imobiliária é tão importante. A contribuição de um profissional no processo de compra, venda ou aluguel de um imóvel torna todo o processo mais simples e seguro. Se precisar de ajuda, conte com a Britto Consultoria & Negócios.

Saudações,

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. O Business Model o agraciou com a premiação de Pioneirismo no Uso da Informática. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.