A avaliação de imóveis é essencial tanto no momento de compra quanto de venda. Afinal, é indispensável saber quanto um bem específico realmente vale. Assim, pode-se garantir um valor justo para todas as partes.
Os 4 principais métodos que se aplicam para fins de avaliação de um imóvel. Cada um deles possui características próprias e considera dados específicos. Veja quais são:
Método de renda
O primeiro método de avaliação de imóveis que trouxemos se refere ao Método de Renda que, por sua vez, é um dos menos praticados, apesar de ser bastante interessante. Ele se refere à análise da renda que será possível obter com um imóvel.
Método Involutivo
Continuando com as técnicas de avaliação de imóveis mais comuns, temos o Método Involutivo. Ele se refere à precificação de uma propriedade de acordo com a possibilidade de uso efetivo do terreno.
Método Evolutivo
Outra forma de avaliação de imóveis se refere ao Método Evolutivo. Utiliza-se em maior grau esse tipo de avaliação quando não há imóveis suficientes, na região, para fins de comparação de um valor.
Método Comparativo de Mercado
O método comparativo, como já dá a entender, consiste na pesquisa do valor de um imóvel de acordo com outros que estejam na mesma região e que resguardem características semelhantes.
Esses são os principais métodos e técnicas de avaliação de imóvel. Assim, aplique a que mais se enquadra no seu caso para negociar com base em valores reais e concretos.
Saiba Mais: https://www.brittoempreendimentos.com.br/avaliacaodeimoveis