Site Loader

As mudanças no comportamento do consumidor refletiram também no tipo de imóvel demandado. Uma das tendências do mercado imobiliário atual é a planta flexível. O tipo de desenho de planta que não é novidade para o mercado imobiliário está se fortalecendo tendo em vista que, com reduções de metragens ano após ano, os imóveis precisam ficar mais confortáveis para seus usuários.

Essa busca por conforto é variável – ou seja, precisa ser adaptada à necessidade de cada um. Existem clientes que buscam imóveis com cozinha aberta, outros que preferem cozinha fechada, alguns que gostam de integrar a área da varanda à sala e outros que preferem instituir a separação de ambas. Há também aqueles que preferem aumentar a sala e retirar uma parede de vedação de um quarto, por exemplo.

As possibilidades são muitas e o objetivo é o mesmo: a planta flexível pode tornar a vida do usuário na sua moradia mais confortável. As mudanças no comportamento do consumidor refletiram também no tipo de imóvel demandado. Uma das tendências do mercado imobiliário atual é a planta flexível. O tipo de desenho de planta que não é novidade para o mercado está se fortalecendo tendo em vista que, com reduções de metragens ano após ano, os imóveis precisam ficar mais confortáveis para seus usuários.

Planejamento da planta flexível

Um dos pontos mais importantes para tornar as plantas flexíveis possíveis no empreendimento está ligado ao desenho do projeto. No planejamento inicial que consta a arquitetura e também o projeto estrutural, é preciso adaptar a planta. Qualquer engessamento do projeto estrutural, principalmente, pode impedir essas adaptações e flexibilidades necessárias.

Com relação ao cronograma de obras, dependendo do grau de flexibilidade de personalização, é preciso se planejar com antecedência para realizar de forma assertiva e sem atrasos. Elas executam uma obra que é inteira personalizada, aí não tem como não alterar o cronograma. Precisam fazer um projeto de interiores especifico para aquela unidade, aí alteram. Depende do grau de flexibilidade e do momento da obra também.

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. O Business Model o agraciou com a premiação de Pioneirismo no Uso da Informática. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.