Chegar na varanda do imóvel e contemplar uma vista privilegiada é o sonho de qualquer pessoa. Mas se por um lado sonhar não custa nada, na vida real o visual pode sair até 30% mais caro.
Isso porque é cada vez maior o número de consumidores dispostos a pagar o preço para ter acesso a um visual que desintoxique o morador do estresse da cidade. E é de olho exatamente no filão que associa a vista ao estilo de vida que as empresas do mercado imobiliário apresentam projetos para alavancar as vendas.
Parques
Os empreendimentos no entorno de parques metropolitanos, e áreas cuja fachada do imóvel não possui obstrução também contam com uma valorização instantânea. A fachada desobstruída é vendida como um forte diferencial em função da ventilação e da qualidade do ar. A diferença de preços em unidades novas geralmente fica entre 18% e 20%, levando-se em consideração, principalmente, o andar no qual o imóvel está localizado, pois quanto mais alto melhor a vista. Já para unidades usadas, a valorização pode chegar a 30%.
Vista compensa aspectos negativos
O poder de valorização da vista do imóvel é tão grande que o visual privilegiado pode inverter o julgamento dos clientes em relação às características que costumam desvalorizar as unidades, a exemplo da infraestrutura do bairro, nascente e poente, e idade do imóvel.