
Essa ideia já ficou tão comum que poucas pessoas contestam essa informação para entender se comprar um imóvel realmente vale a pena.
Não é todo imóvel que é investimento! É importante estabelecer uma diferença entre o imóvel que é comprado para sua própria moradia ou o imóvel que é comprado para ganhar dinheiro. Agora, em um segundo caso, se você está comprando aquela propriedade para obter um retorno financeiro (seja em aluguel ou em revenda), aí sim é um investimento.
Depois de entender que moradia não é investimento, se você ainda pretende comprar um imóvel para ganhar dinheiro com aluguel (ou até mesmo revenda), é importante analisar alguns fatores antes de comprá-lo:
1 – Compare outras opções: é importante comparar os investimentos existentes para ver se realmente vale a pena comprar um imóvel.
2 – Pesquise sobre o mercado: é importante entender a situação econômica do país para não ter grandes surpresas no futuro.
3 – Analise as questões burocráticas: leve em conta o tempo que vai ser gasto para comprar/alugar/vender e o acompanhamento constante que é necessário.
4 – Entenda a liquidez: a liquidez de um imóvel é muito baixa.
5 – Faça as contas: pesquise o histórico de valorização da região do imóvel, faça projeções realistas e coloque no papel os custos versus os ganhos.
6 – Prepare-se para o pior cenário: tome algumas decisões e planeje-se arcar com custos que talvez não fossem esperados.
7 – Escolha com sabedoria: pesquise muito bem antes de investir em um imóvel.
Imóveis podem ser considerados uma forma de investimento se você não está usando para moradia. Mas é necessário ficar atento aos riscos! Verifique se não existem opções mais rentáveis, menos arriscadas e com menos burocracia antes de comprar um imóvel pelo impulso.