Imóveis corporativos como identificar se são de alto padrão

porGilberto Britto

Imóveis corporativos como identificar se são de alto padrão

A tomada de decisão de qualquer comprador ou inquilino na hora de investir em um novo imóvel passa por várias etapas. Uma delas – e talvez a principal – é definir o padrão do imóvel desejado. No caso dos imóveis comerciais, a exigência e a cautela são ainda maiores, porque diversos fatores precisam ser minuciosamente analisados, já que o êxito de um novo negócio pode estar ligado ao tipo de imóvel que irá recebê-lo. O preço do imóvel a ser adquirido ou alugado certamente é uma preocupação dos compradores e inquilinos. Mas quando se busca um imóvel de alto padrão, será que avaliar apenas o preço é suficiente para reconhecê-lo como tal? Quais são, de fato, as características de um imóvel de alto padrão? Atenção às dicas:

1 – Localização e potencial de valorização

A localização do imóvel é a primeira e mais importante das dicas, principalmente no caso de imóveis de perfil comercial. Um imóvel só pode ser considerado de alto padrão se o bairro ou região onde ele está localizado também possui essa característica. É preciso considerar o perfil da vizinhança (tanto as outras salas comerciais quanto os moradores da região), a circulação de pessoas em diferentes horários do dia (que afeta diretamente o sucesso de um negócio) e a infraestrutura urbana (facilidade de acesso, iluminação, transporte público, etc.).

Ciente dessas características, o comprador ou inquilino deve estar atento também ao potencial de valorização do imóvel, visto que seu investimento deve agregar valor ao patrimônio da empresa.

2 – Design, certificações e características

Imóveis corporativos de alto padrão geralmente não estão associados a um modelo de arquitetura muito simples. A beleza e a sofisticação de um trabalho arquitetônico mais elaborado não apenas chamam mais atenção dos clientes, como agregam valor ao imóvel em questão.

3 – Profissionais qualificados

Quem é leigo no assunto poderá encontrar dificuldades em avaliar tantos aspectos na hora de escolher um novo imóvel corporativo. Por isso, a relação de conhecimento e confiança com os profissionais envolvidos no processo de aquisição ou locação de um imóvel corporativo é fundamental. A multidisciplinaridade de conhecimentos como estudos de layout e implantação, conhecimento de mercado imobiliário e conhecimento de características técnicas construtivas são fundamentais.

Buscar a experiência de quem é especializado no assunto é altamente recomendável, desde os corretores de imóveis que vão auxiliar na escolha do imóvel de acordo com o perfil desejado, até as referências do arquiteto que assina a obra do imóvel, quando já escolhido, e a reputação da construtora que a desenvolveu.

Sobre o Autor

Gilberto Britto administrator

Gilberto Britto tem 50 anos, natural de Belo Horizonte, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist – CIPS pela National Association of RealtorsPersonal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de CoachingInstitute of Coaching Research, Association for Coaching Sherpa Executive CoachingProfessional Coaching Practitioner pela ABRACOACHINGAssessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, Correspondente e Geric Caixa. Procura estar sempre atualizado no âmbito da gestão empresarial, imobiliária, engenharia e tendências de mercado, através da participação em cursos de formação, seminários e palestras.