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Atualmente, os pais têm muitas dúvidas quanto a escolha da escola para os seus filhos. Com tantas abordagens pedagógicas, nem sempre é fácil identificar a melhor ou a mais indicada para eles.

Essa diferença entre as instituições e as abordagens acontece porque cada criança tem uma personalidade e uma maneira distinta de aprender, então as escolas adotam uma metodologia de ensino que mais se encaixa ao público em questão.

Quais são os principais métodos de ensino?

Até agora existem dois principais modelos de aprendizado que muitas vezes são confundidos pelos meios de ensino.

No primeiro, o ensino é considerado como a  transmissão de conhecimento aos alunos com o objetivo de que ele seja dominado por eles.

No segundo modelo, o ensino é uma atividade que tem o objetivo de organizar ou gerenciar o ambiente da melhor maneira possível e também conectar-se com o aluno, para que haja um processo de aprendizado eficaz.

A escola tradicional

Uma sala de aula tradicional é onde o professor modera e regula o fluxo de informações e conhecimentos. A seguir estão algumas das principais características da escola tradicional:

  • Os alunos costumam trabalhar sozinhos;
  • O currículo é apresentado com ênfase nas habilidades básicas;
  • A adesão estrita ao currículo fixo é altamente valorizada;
  • Toda lição depende muito de livros didáticos;
  • Os alunos obtêm as informações que são oferecidas pelos professores como certas;
  • Os professores buscam a resposta correta para validar a aprendizagem do aluno;
  • A avaliação da aprendizagem dos alunos é vista de forma separada do ensino e ocorre quase inteiramente através de testes;
  • Os professores usam apenas o quadro para escrever e para que os alunos possam copiar.

A escola nova

A nova escola enfatiza a importância do espaço dialógico, onde a comunicação não é a transferência de conhecimento, mas a interpretação do conhecimento dentro de uma comunidade de aprendizes. Confira a seguir algumas das principais características da escola nova:

  • As perguntas dos alunos são altamente valorizadas;
  • Os materiais incluem fontes primárias e manipulativas;
  • Os professores usam diferentes tipos de recursos para apresentar os materiais;
  • Os professores buscam os pontos de vista dos alunos, a fim de entender as concepções atuais dos estudantes para uso em aulas subseqüentes;
  • A avaliação da aprendizagem dos alunos é entrelaçada com o ensino e ocorre através de observações dos professores durante as aulas, trabalhos e exposições;
  • Os alunos trabalham principalmente em equipes ou grupos;
  • Os alunos nem sempre confiam nos professores, eles precisam aprender a resolver problemas sozinhos.

Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método novo se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive.

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.