Site Loader

Um profissional do ramo imobiliário precisa ser multicapacitado. Muito além de conhecer do seu próprio segmento, é fundamental que ele caminhe por outras áreas, como gestão de negócios, marketing e vendas. O captador, por exemplo, é um dos profissionais do ramo imobiliário que precisa ter conhecimento sobre diversas áreas. Isso porque é ele quem dá o pontapé inicial ao encontrar novos imóveis disponíveis, e normalmente acompanha o processo até o momento do fechamento do negócio.

Quanto mais e melhores imóveis forem captados, maiores serão as possibilidades de atender as necessidades e demandas de um cliente. Por isso, para esse profissional tão importante no momento da venda de um imóvel, separamos algumas dicas práticas de como obter mais sucesso. Veja!

Conhecimento sobre o mercado imobiliário

Como dissemos anteriormente, o profissional do ramo imobiliário precisa ter conhecimento sobre diversos outros segmentos. No entanto, isso não o exime de ter um conhecimento ainda mais profundo sobre o mercado imobiliário. É muito importante que o captador esteja atento as mudanças em sua região. Quais imóveis estão em alta? Quais os valores praticados em cada região? Quais as potencialidades de cada parte da cidade? É claro que não é preciso ter um conhecimento profundo sobre todas as regiões, mas é muito importante que você conheça bem, ao menos sua área de atuação. Para isso é importante pesquisar constantemente e se capacitar através de cursos, palestras e workshops.

Passe uma boa imagem

Vender ou alugar um imóvel é algo muito sério. O profissional do ramo imobiliário lida diariamente com o sonho das pessoas. Seja para aqueles que pretendem alugar o imóvel como fonte de renda, para aqueles que pretendem vender para alcançar o sonho de adquirir um outro imóvel. Por trás de uma negociação, sempre há uma série de planos e objetivos de uma pessoa ou uma família. E é preciso ter muito respeito por isso. Desde a maneira como o profissional vai se portar, até a sua vestimenta. Tenha uma imagem positiva. Esteja com uma roupa adequada, seja educado, simpático e cordial. Demonstre segurança em sua fala, seja persistente sem ser invasivo ou inconveniente.

Saiba avaliar um imóvel

Uma boa captação começa com uma avaliação correta do imóvel. Para isso, é importante que o captador tenha conhecimento sobre os prós e contras da região e que saiba analisar tudo aquilo que agrega ou deprecia o valor do imóvel. Há diversos cursos no mercado que podem auxiliar o profissional desse segmento a se tornar apto a fazer esse tipo de avaliação.

Tenha uma boa rede de contatos

É muito importante que o captador imobiliário tenha uma boa lista de contatos e os mantenha sempre organizados. Não adianta ser bem relacionado, mas não ter os dados desses contatos registrados em algum lugar, seja na boa e velha agenda de papel ou por meio dos novos aparatos tecnológicos. Se você mantiver bons relacionamentos, é provável que seja sempre lembrado quando um colega, amigo, vizinho ou familiar tiver conhecimento sobre um imóvel prestes a ser disponibilizado para venda ou aluguel. Além disso, firme parcerias em seu próprio ramo. Tenha bom relacionamento com outros corretores e imobiliárias para que vocês possam se ajudar nessa caminhada.

Se ainda está em dúvida sobre como ingressar neste mercado ou quer se especializar, a Britto Consultoria & Negócios tem uma série de cursos de poderão te ajudar! Entre em contato conosco.

Saudações,

Autor do Post: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.