Dicas práticas para mais sucesso na captação de imóveis

porGilberto Britto

Dicas práticas para mais sucesso na captação de imóveis

Um profissional do ramo imobiliário precisa ser multicapacitado. Muito além de conhecer do seu próprio segmento, é fundamental que ele caminhe por outras áreas, como gestão de negócios, marketing e vendas. O captador, por exemplo, é um dos profissionais do ramo imobiliário que precisa ter conhecimento sobre diversas áreas. Isso porque é ele quem dá o pontapé inicial ao encontrar novos imóveis disponíveis, e normalmente acompanha o processo até o momento do fechamento do negócio.

Quanto mais e melhores imóveis forem captados, maiores serão as possibilidades de atender as necessidades e demandas de um cliente. Por isso, para esse profissional tão importante no momento da venda de um imóvel, separamos algumas dicas práticas de como obter mais sucesso. Veja!

Conhecimento sobre o mercado imobiliário

Como dissemos anteriormente, o profissional do ramo imobiliário precisa ter conhecimento sobre diversos outros segmentos. No entanto, isso não o exime de ter um conhecimento ainda mais profundo sobre o mercado imobiliário. É muito importante que o captador esteja atento as mudanças em sua região. Quais imóveis estão em alta? Quais os valores praticados em cada região? Quais as potencialidades de cada parte da cidade? É claro que não é preciso ter um conhecimento profundo sobre todas as regiões, mas é muito importante que você conheça bem, ao menos sua área de atuação. Para isso é importante pesquisar constantemente e se capacitar através de cursos, palestras e workshops.

Passe uma boa imagem

Vender ou alugar um imóvel é algo muito sério. O profissional do ramo imobiliário lida diariamente com o sonho das pessoas. Seja para aqueles que pretendem alugar o imóvel como fonte de renda, para aqueles que pretendem vender para alcançar o sonho de adquirir um outro imóvel. Por trás de uma negociação, sempre há uma série de planos e objetivos de uma pessoa ou uma família. E é preciso ter muito respeito por isso. Desde a maneira como o profissional vai se portar, até a sua vestimenta. Tenha uma imagem positiva. Esteja com uma roupa adequada, seja educado, simpático e cordial. Demonstre segurança em sua fala, seja persistente sem ser invasivo ou inconveniente.

Saiba avaliar um imóvel

Uma boa captação começa com uma avaliação correta do imóvel. Para isso, é importante que o captador tenha conhecimento sobre os prós e contras da região e que saiba analisar tudo aquilo que agrega ou deprecia o valor do imóvel. Há diversos cursos no mercado que podem auxiliar o profissional desse segmento a se tornar apto a fazer esse tipo de avaliação.

Tenha uma boa rede de contatos

É muito importante que o captador imobiliário tenha uma boa lista de contatos e os mantenha sempre organizados. Não adianta ser bem relacionado, mas não ter os dados desses contatos registrados em algum lugar, seja na boa e velha agenda de papel ou por meio dos novos aparatos tecnológicos. Se você mantiver bons relacionamentos, é provável que seja sempre lembrado quando um colega, amigo, vizinho ou familiar tiver conhecimento sobre um imóvel prestes a ser disponibilizado para venda ou aluguel. Além disso, firme parcerias em seu próprio ramo. Tenha bom relacionamento com outros corretores e imobiliárias para que vocês possam se ajudar nessa caminhada.

Se ainda está em dúvida sobre como ingressar neste mercado ou quer se especializar, a Britto Consultoria & Negócios tem uma série de cursos de poderão te ajudar! Entre em contato conosco.

Saudações,

Sobre o Autor

Gilberto Britto administrator

Gilberto Britto tem 50 anos, natural de Belo Horizonte, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist – CIPS pela National Association of RealtorsPersonal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de CoachingInstitute of Coaching Research, Association for Coaching Sherpa Executive CoachingProfessional Coaching Practitioner pela ABRACOACHINGAssessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, Correspondente e Geric Caixa. Procura estar sempre atualizado no âmbito da gestão empresarial, imobiliária, engenharia e tendências de mercado, através da participação em cursos de formação, seminários e palestras.