Aprenda a montar seu plano de negócios em 5 passos

porGilberto Britto

Aprenda a montar seu plano de negócios em 5 passos

Ter um negócio é sempre arriscado. Todavia, algumas ferramentas podem contribuir para minimizar os riscos. Assim como em qualquer outra realização, seja a compra de uma casa ou uma viagem internacional, um planejamento realista e embasado pode evitar muita dor de cabeça.

No universo empresarial, um documento, chamado Plano de Negócios, é a ferramenta que guiará o empreendedor nessa viagem. O documento é utilizado para planejar tudo relacionado a empresa ou uma nova unidade, em estágio inicial ou já em desenvolvimento, com o propósito de definir uma estratégia de atuação para o futuro. Além disso, empresas que estão em busca de investidores também podem utilizar o plano de negócios como instrumento para obter novos recursos e mostrar que a ideia é de fato interessante.

Para quem não sabe como começar, selecionamos 5 dicas que podem te ajudar. Confira:

1 – Reflita sobre a sua ideia: Um dos objetivos do plano de negócios é analisar a viabilidade da transformação de sua ideia em um negócio real. Por isso, é muito importante que você analise se o seu insight atende à demanda de algum mercado ou público em específico. Bons negócios normalmente solucionam problemas. Analise se este é o caso do seu.

2- Pesquise a fundo o seu mercado: Antes de colocar a mão na massa, seja um profundo conhecedor de seu mercado de atuação. Analise a concorrência, para entender quais serão os seus diferenciais e pesquise o perfil de seus consumidores.

3 – Investimento: Depois de entender o seu mercado, busque informações sobre os custos para implementação do negócio. Faça uma pesquisa sobre quanto precisará investir em infraestrutura, recursos humanos, despesas e receitas adquiridas ao longo do processo. Nesse momento, é importante que você também analise a rentabilidade do seu negócio.

4 – Estabeleça metas: É muito importante começar sabendo onde se quer chegar. No entanto, é primordial que você tenha objetivos realistas. Não adianta começar achando que vai alcançar o mesmo crescimento que um concorrente que está no segmento há anos, em poucos meses. Ou ainda que vai se igualar ao líder de mercado assim que chegar, devido aos diferenciais de seu produto ou serviço. Caso não consiga estabelecer estes objetivos antes de executar o negócio, não tem problema. O plano de negócios é um documento mutável, que pode ser alterado ao longo de sua execução.

5 – Utilize ferramentas e o auxílio de bons profissionais e consultores: Há hoje no mercado uma série de ferramentas que podem contribuir para que você monte o seu plano de negócios com mais facilidade. A Endeavor e o Sebrae, por exemplo, possuem materiais interessantes que podem te auxiliar nesse processo. A Britto Consultoria & Negócios possui diversos segmentos de coaching que podem atender sua demanda. Consulte-nos!

Saudações,

Sobre o Autor

Gilberto Britto administrator

Gilberto Britto tem 50 anos, natural de Belo Horizonte, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist – CIPS pela National Association of RealtorsPersonal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de CoachingInstitute of Coaching Research, Association for Coaching Sherpa Executive CoachingProfessional Coaching Practitioner pela ABRACOACHINGAssessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, Correspondente e Geric Caixa. Procura estar sempre atualizado no âmbito da gestão empresarial, imobiliária, engenharia e tendências de mercado, através da participação em cursos de formação, seminários e palestras.