Site Loader
Webmail

Seja para comprar ou para alugar, uma sala comercial tem características muito diferentes de um imóvel residencial. E essas peculiaridades precisam ser avaliadas na hora de fechar um negócio. Há diversas opções e boas oportunidades disponíveis no mercado. Para quem pretende adquirir um bem como esse, é importante pensar que, se todos os itens forem bem observados, a aquisição pode ser altamente rentável e lucrativa. Para os que pretendem alugar, a escolha pode determinar o sucesso do negócio.

Dada a importância dessa escolha, levantamos algumas dicas de como optar pela sala comercial mais adequada a seu perfil. Confira:

Avalie a infraestrutura da região:

A infraestrutura da região onde está localizada a sala é fator primordial para que a empresa siga adiante. Nesse momento, é preciso avaliar as facilidades do bairro, em termos de transporte e comércio. Tanto para atender à necessidade dos funcionários, quanto do próprio negócio. Por isso, é importante verificar se há agências bancárias nas proximidades, pontos de ônibus ou estações de metrô, restaurantes e lanchonetes, lojas de departamento que vendam material de escritório, gráficas digitais para impressão e fotocópias. A inexistência de alguns desses itens, pode afetar diretamente seus clientes, o cotidiano e as operações da empresa.

Observe o espaço disponível:

Se você estiver em busca de uma sala para abrir o seu próprio negócio, considere, além dos funcionários, o espaço para circulação de possíveis clientes e, dependendo da modalidade comercial, até mesmo para um estoque de produtos e materiais. Se você estiver em busca de uma sala comercial para investir e alugar também é importante avaliar o espaço. Imagine negócios de diferentes segmentos que poderiam funcionar naquele local. Dessa forma, você pode fazer uma escolha mais consciente, sem reduzir o leque de possibilidades.

Analise as condições estruturais do imóvel:

Grande parte das empresas tem preferência por estarem alocadas no centro das grandes cidades. Justamente, pelo que dissemos em um item anterior sobre a infraestrutura da região. No entanto, as salas comerciais, localizadas no centro, geralmente ficam em construções muito antigas que podem não ter condições físicas adequadas e gerar uma série de problemas futuros, como infiltrações, vazamentos e problemas elétricos. Independentemente da localização, é muito importante analisar a situação do ambiente e a sua capacidade de abrigar um polo de negócios. Vale pensar, em toda a estrutura que estará em funcionamento naquele espaço: iluminação, televisão, computadores, ar condicionado, bebedouros e muitos outros. Pense nos gastos com reforma ao analisar o custo benefício de cada sala.

Verifique questões legais e burocráticas:

Assim como em um imóvel residencial, é primordial que a documentação da sala esteja completa e em dia. Peça a matrícula do imóvel e verifique com a prefeitura se ele cumpre os requisitos básicos, como estar em dia com os impostos, questões trabalhistas e as taxas condominiais. Veja outras questões burocráticas como o valor das taxas de condomínio e a acessibilidade do espaço para receber pessoas com deficiência. Procure saber sobre as orientações dos órgãos competentes locais, pois qualquer adaptação deve ser feita de acordo com a legislação. Se isso não for feito, o alvará de funcionamento não poderá ser emitido.

Se você está em busca de uma sala comercial e quer ser acompanhado por um profissional qualificado e apto a te orientar, entre em contato com a Britto Consultoria & Negócios. Será um prazer atendê-lo!

Saudações,

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. O Business Model o agraciou com a premiação de Pioneirismo no Uso da Informática. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.