Dicas para comprar ou alugar uma sala comercial

porGilberto Britto

Dicas para comprar ou alugar uma sala comercial

Seja para comprar ou para alugar, uma sala comercial tem características muito diferentes de um imóvel residencial. E essas peculiaridades precisam ser avaliadas na hora de fechar um negócio. Há diversas opções e boas oportunidades disponíveis no mercado. Para quem pretende adquirir um bem como esse, é importante pensar que, se todos os itens forem bem observados, a aquisição pode ser altamente rentável e lucrativa. Para os que pretendem alugar, a escolha pode determinar o sucesso do negócio.

Dada a importância dessa escolha, levantamos algumas dicas de como optar pela sala comercial mais adequada a seu perfil. Confira:

Avalie a infraestrutura da região:

A infraestrutura da região onde está localizada a sala é fator primordial para que a empresa siga adiante. Nesse momento, é preciso avaliar as facilidades do bairro, em termos de transporte e comércio. Tanto para atender à necessidade dos funcionários, quanto do próprio negócio. Por isso, é importante verificar se há agências bancárias nas proximidades, pontos de ônibus ou estações de metrô, restaurantes e lanchonetes, lojas de departamento que vendam material de escritório, gráficas digitais para impressão e fotocópias. A inexistência de alguns desses itens, pode afetar diretamente seus clientes, o cotidiano e as operações da empresa.

Observe o espaço disponível:

Se você estiver em busca de uma sala para abrir o seu próprio negócio, considere, além dos funcionários, o espaço para circulação de possíveis clientes e, dependendo da modalidade comercial, até mesmo para um estoque de produtos e materiais. Se você estiver em busca de uma sala comercial para investir e alugar também é importante avaliar o espaço. Imagine negócios de diferentes segmentos que poderiam funcionar naquele local. Dessa forma, você pode fazer uma escolha mais consciente, sem reduzir o leque de possibilidades.

Analise as condições estruturais do imóvel:

Grande parte das empresas tem preferência por estarem alocadas no centro das grandes cidades. Justamente, pelo que dissemos em um item anterior sobre a infraestrutura da região. No entanto, as salas comerciais, localizadas no centro, geralmente ficam em construções muito antigas que podem não ter condições físicas adequadas e gerar uma série de problemas futuros, como infiltrações, vazamentos e problemas elétricos. Independentemente da localização, é muito importante analisar a situação do ambiente e a sua capacidade de abrigar um polo de negócios. Vale pensar, em toda a estrutura que estará em funcionamento naquele espaço: iluminação, televisão, computadores, ar condicionado, bebedouros e muitos outros. Pense nos gastos com reforma ao analisar o custo benefício de cada sala.

Verifique questões legais e burocráticas:

Assim como em um imóvel residencial, é primordial que a documentação da sala esteja completa e em dia. Peça a matrícula do imóvel e verifique com a prefeitura se ele cumpre os requisitos básicos, como estar em dia com os impostos, questões trabalhistas e as taxas condominiais. Veja outras questões burocráticas como o valor das taxas de condomínio e a acessibilidade do espaço para receber pessoas com deficiência. Procure saber sobre as orientações dos órgãos competentes locais, pois qualquer adaptação deve ser feita de acordo com a legislação. Se isso não for feito, o alvará de funcionamento não poderá ser emitido.

Se você está em busca de uma sala comercial e quer ser acompanhado por um profissional qualificado e apto a te orientar, entre em contato com a Britto Consultoria & Negócios. Será um prazer atendê-lo!

Saudações,

Sobre o Autor

Gilberto Britto administrator

Gilberto Britto tem 50 anos, natural de Belo Horizonte, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist – CIPS pela National Association of RealtorsPersonal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de CoachingInstitute of Coaching Research, Association for Coaching Sherpa Executive CoachingProfessional Coaching Practitioner pela ABRACOACHINGAssessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, Correspondente e Geric Caixa. Procura estar sempre atualizado no âmbito da gestão empresarial, imobiliária, engenharia e tendências de mercado, através da participação em cursos de formação, seminários e palestras.