Atualmente é raro encontramos algum profissional, independente do segmento, que não esteja esgotado de tanto trabalho. Isso porque, no mundo corporativo, é muito comum que as pessoas tenham dificuldade em organizar o seu tempo para realizar as atividades diárias, o que acaba atrapalhando a produtividade e aumenta aquela sensação de que sempre há coisas pendentes para serem resolvidas.
Na sede de dar o seu melhor, muitos profissionais acabam não percebendo que o problema não está apenas no fato do dia ter apenas 24 horas, mas sim na falta de habilidade em dizer não. É preciso aprender a negar coisas a si mesmo, aos colegas, ao chefe, aos amigos e até mesmo aos clientes. Para te ajudar nesse desafio, que nem sempre é simples de ser colocado em prática, sobretudo no ambiente de trabalho, elencamos 3 dicas infalíveis. Veja, a seguir:
Peça para responder mais tarde: No impulso de resolver logo uma questão, é muito comum responder, positivamente e de imediato, a um pedido ou demanda. Não seria mais fácil, pedir um tempo para pensar? Nesse período, é importante analisar todas as suas outras tarefas. Se atender esse pedido, vou atrasar outras demandas? Dizer não é um direito seu. E é provável que você se sinta mais seguro nas próximas vezes em que precisar dizer.
Se for seu chefe, pergunte sobre as prioridades: Devolva a pergunta a quem lhe passou a demanda. Por exemplo, se você está atarefado e o chefe resolve lhe pedir para desempenhar uma outra atividade, explique a lista de tarefas que você já está realizando e questione sobre qual delas é prioridade. Dessa forma, ele compreenderá que você não conseguirá realizar todas as demandas de uma vez só e poderá te ajudar a organizar melhor o seu tempo.
Seja sincero, direto e cordial: Dizer não, não é falta de educação. Tudo depende da maneira como você o fará. Não é preciso ficar pedindo desculpas e nem inventando motivos para negar um pedido. Seja sincero, sem ser grosseiro. Dê a sua justificativa de forma objetiva, se for possível, proponha uma outra solução ou diga que você infelizmente não poderá ajudar naquele momento. Não é diferente de nunca. Hoje você está atarefado, talvez amanhã consiga ajudar. Isso vale, inclusive, para clientes. Se um cliente pede algo que você não pode atender, avise-o. É muito melhor ser sincero e propor uma nova solução, do que entregar um trabalho feito apenas para cumprir um papel.
E então, gostou das dicas? Dizer não ainda é uma dificuldade para você? Com o serviço de coaching da Britto Consultoria & Negócios você pode se tornar um profissional muito mais produtivo e realizado. Entre em contato conosco!
Saudações,