Site Loader

Atualmente é raro encontramos algum profissional, independente do segmento, que não esteja esgotado de tanto trabalho. Isso porque, no mundo corporativo, é muito comum que as pessoas tenham dificuldade em organizar o seu tempo para realizar as atividades diárias, o que acaba atrapalhando a produtividade e aumenta aquela sensação de que sempre há coisas pendentes para serem resolvidas.

Na sede de dar o seu melhor, muitos profissionais acabam não percebendo que o problema não está apenas no fato do dia ter apenas 24 horas, mas sim na falta de habilidade em dizer não. É preciso aprender a negar coisas a si mesmo, aos colegas, ao chefe, aos amigos e até mesmo aos clientes. Para te ajudar nesse desafio, que nem sempre é simples de ser colocado em prática, sobretudo no ambiente de trabalho, elencamos 3 dicas infalíveis. Veja, a seguir:

Peça para responder mais tarde: No impulso de resolver logo uma questão, é muito comum responder, positivamente e de imediato, a um pedido ou demanda. Não seria mais fácil, pedir um tempo para pensar? Nesse período, é importante analisar todas as suas outras tarefas. Se atender esse pedido, vou atrasar outras demandas? Dizer não é um direito seu. E é provável que você se sinta mais seguro nas próximas vezes em que precisar dizer.

Se for seu chefe, pergunte sobre as prioridades: Devolva a pergunta a quem lhe passou a demanda. Por exemplo, se você está atarefado e o chefe resolve lhe pedir para desempenhar uma outra atividade, explique a lista de tarefas que você já está realizando e questione sobre qual delas é prioridade. Dessa forma, ele compreenderá que você não conseguirá realizar todas as demandas de uma vez só e poderá te ajudar a organizar melhor o seu tempo.

Seja sincero, direto e cordial: Dizer não, não é falta de educação. Tudo depende da maneira como você o fará. Não é preciso ficar pedindo desculpas e nem inventando motivos para negar um pedido. Seja sincero, sem ser grosseiro. Dê a sua justificativa de forma objetiva, se for possível, proponha uma outra solução ou diga que você infelizmente não poderá ajudar naquele momento. Não é diferente de nunca. Hoje você está atarefado, talvez amanhã consiga ajudar. Isso vale, inclusive, para clientes. Se um cliente pede algo que você não pode atender, avise-o. É muito melhor ser sincero e propor uma nova solução, do que entregar um trabalho feito apenas para cumprir um papel.

E então, gostou das dicas? Dizer não ainda é uma dificuldade para você? Com o serviço de coaching da Britto Consultoria & Negócios você pode se tornar um profissional muito mais produtivo e realizado. Entre em contato conosco!

Saudações,

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. O Business Model o agraciou com a premiação de Pioneirismo no Uso da Informática. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.