Comprar um imóvel é uma decisão importante e complexa. Sobretudo, devido ao riscos que envolvem essa transação. Há muito dinheiro e expectativas em jogo, por isso, todo cuidado é pouco. Se o pagamento for feito à vista, o cuidado deve ser ainda maior, afinal, há anos e anos de trabalho duro sendo investidos em uma grande realização. Para muitos, a casa própria é a materialização de um sonho.
Contudo, apesar dos cuidados, há muito mais pontos positivos do que negativos nessa decisão. Os juros de financiamento, que tiram o sono dos compradores que optam por essa modalidade, não são um problema para quem compra a vista. Além disso, os valores podem cair consideravelmente, já que o poder de negociação fica bem maior. E ai, a chance de fazer um bom negócio é enorme!
Para que essa equação fique equilibrada, é importante avaliar alguns quesitos, que serão tratados a seguir. Confira!
Planejamento financeiro
A compra de um imóvel é um investimento de risco, como qualquer outro. Por isso, é fundamental que o comprador esteja ciente disso, sobretudo se tiver zerado suas economias para fazer a compra. Pense sempre que imprevistos acontecem e é sempre bom investir com segurança, tendo uma reserva disponível para emergências. Caso ainda não tenha guardado o suficiente, pense em outros investimentos que possam fazer o seu dinheiro render a curto e médio prazo para que a compra do imóvel a vista seja feita em um futuro próximo.
Assessoria de bons profissionais
Tenha profissionais competentes e qualificados ao seu lado. Esse é um momento importante e é necessário ter alguém de confiança para assessorá-lo. Um bom profissional te ajudará a encontrar o imóvel mais adequado à sua realidade, tanto em recursos financeiros, quanto em relação às suas expectativas. A escolha de um imóvel para investir, por exemplo, leva em consideração determinados aspectos, enquanto um imóvel para morar exige que outros detalhes sejam priorizados. Por isso, não abra mão de contratar uma boa imobiliária para efetuar essa transação com segurança.
Taxas, impostos e outros gastos
Não se esqueça de levar em consideração, ao selecionar os imóveis de sua preferência, que além do valor do imóvel há taxas a serem pagas, como ITBI, registro e outras taxas de cartório. Se você vendeu um imóvel para comprar um novo, fique ligado no imposto sobre lucro imobiliário. É importante avaliar a necessidade de reformas estruturais, os custos com a mudança e outros gastos, como a instalação de armários ou a compra de novas mobílias. Como dissemos em outro tópico, é muito importante que uma parte dos seus recursos seja poupado para emergências. Não gaste todas as economias sem antes avaliar todos os seus gastos.
Não abra mão do contrato
Ainda que a negociação do seu novo imóvel seja feita com um parente ou amigo, não abra mão do contrato de compra e venda. Esse é um documento com valor jurídico que garantirá os seus direitos diante de qualquer imprevisto.
Já se sente mais preparado para comprar seu imóvel à vista? Lembre-se a Britto Empreendimentos tem profissionais altamente capacitados para facilitar esse processo!
Saudações,