Liderança: Como se tornar o líder de sucesso?

porGilberto Britto

Liderança: Como se tornar o líder de sucesso?

Chegar à posição de liderança de uma equipe é o desejo de muitos profissionais. Segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, cerca de 50% dos profissionais mudam de emprego com o objetivo de alcançar cargos mais altos. No entanto, diferente do que muitos imaginam, não basta chegar a um cargo de chefia para se tornar um líder de sucesso. Há qualidades específicas que precisam ser desenvolvidas para que o profissional lidere uma equipe de forma eficiente e satisfatória.

Se você está trilhando este caminho, rumo à liderança, veja as dicas que separamos para te ajudar nesse percurso árduo, mas que pode gerar excelentes frutos para você, sua equipe e sua empresa. Confira!

Seja exemplo

Não há outra maneira de ensinar se não pelo exemplo. Aquela máxima que diz que atitudes valem mais do palavras, sem dúvida, pode ser perfeitamente aplicada ao exercício da liderança. Um bom líder não apenas diz o que deve ser feito, mas age de forma exemplar. Isso facilita o aprendizado da equipe e mostra que você também faz parte dela, que também trabalha pelo objetivo comum. O líder é visado e deve ser o espelho de sua equipe. Portanto, não exija de seus liderados aquilo que você mesmo não seja capaz de fazer.

Incentive

Ameaças não costumam surtir tanto efeito quanto o incentivo. Um bom líder é aquele que cria um ambiente seguro para sua equipe afim de que todos estejam sempre motivados para dar novas ideias, para expressar sua opinião. Por isso, incentive sempre, seja propiciando um bom ambiente de trabalho, seja financeiramente, ou mesmo elogiando os bons resultados. Esteja sempre atento a isso, e você terá uma equipe motivada e pronta para atingir os objetivos traçados.

Valorize as críticas

Esteja disposto a ouvir críticas e dê sempre um feedback para sua equipe. As críticas são importantes para o seu desenvolvimento como líder e dão abertura para que surjam novas discussões e ideias. Ouça o que as pessoas ao seu redor tem a dizer, selecione o que há de mais positivo e o que pode te ajudar a ser um profissional melhor.

Seja claro sobre suas expectativas

Para garantir mais eficiência no trabalho é fundamental que você expresse suas expectativas da forma mais clara possível. Isso vale não apenas para as demandas, como também para os valores da empresa, sobre as metas e tudo mais que precisar ser comunicado à equipe. Você é o portador das informações de seus superiores e precisa garantir que esteja sendo claro para que o trabalho seja executado da melhor forma. Um bom líder é um exímio comunicador.

E lembre-se um bom líder é aquele que tem a capacidade de inspirar sua equipe, alcançando bons resultados com criatividade, humildade e bom humor!

Saudações,

Sobre o Autor

Gilberto Britto administrator

Gilberto Britto tem 50 anos, natural de Belo Horizonte, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist – CIPS pela National Association of RealtorsPersonal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de CoachingInstitute of Coaching Research, Association for Coaching Sherpa Executive CoachingProfessional Coaching Practitioner pela ABRACOACHINGAssessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, Correspondente e Geric Caixa. Procura estar sempre atualizado no âmbito da gestão empresarial, imobiliária, engenharia e tendências de mercado, através da participação em cursos de formação, seminários e palestras.