Crianças Precisam Brincar para Garantir o Aprendizado Futuro

porGilberto Britto

Crianças Precisam Brincar para Garantir o Aprendizado Futuro

De acordo com a diretora do Jardim de Infância da 404 Norte, escola pública de Brasília, Rosimara Moreschi de Albuquerque, uma educação infantil de qualidade define o futuro de uma criança. “Se um aluno vai bem no ensino médio é porque a base dele foi bem trabalhada na educação infantil. Piaget dizia que se não trabalharmos bem essa base, provavelmente o aluno apresentará no futuro alguma dificuldade de conteúdo”, afirma Rosimara.

A diretora também destaca que o brincar tem uma importância fundamental na educação infantil, e que é importante que as escolas não queimem etapas, deixando as brincadeiras em segundo plano para acelerar o processo de aprendizagem. “A criança aprende muito brincando. O brincar é o momento que a criança consegue se relacionar e descobrir novos mundos”, enfatiza Rosimara, que diz que nunca permitiu que seus filhos queimassem etapas, e que fez questão que eles aproveitassem essa fase com muitas brincadeiras.

Assim como Rosimara, a professora Gabriela Fernandes também defende o brincar como etapa fundamental no aprendizado da criança. “O brincar na educação infantil é por onde passa todo o aprendizado das crianças. É o espaço onde permeia a construção de todo o conhecimento. No sentido motor, é mais importante ainda: a criança aprende a se equilibrar, pular de um pé só, pular corda”, ressalta a docente.

Ela também diz que é importante que as crianças frequentem o ambiente escolar desde cedo. “Temos uma geração de crianças muito mais espertas e com mais acesso à informação. É importante já ingressarem no sistema educacional”, diz. Além disso, ela acredita que deixar um filho na escola é melhor do que deixar com uma babá.

Fonte: MEC

Sobre o Autor

Gilberto Britto administrator

Gilberto Britto tem 50 anos, natural de Belo Horizonte, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist – CIPS pela National Association of RealtorsPersonal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de CoachingInstitute of Coaching Research, Association for Coaching Sherpa Executive CoachingProfessional Coaching Practitioner pela ABRACOACHINGAssessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, Correspondente e Geric Caixa. Procura estar sempre atualizado no âmbito da gestão empresarial, imobiliária, engenharia e tendências de mercado, através da participação em cursos de formação, seminários e palestras.