Site Loader

De acordo com a diretora do Jardim de Infância da 404 Norte, escola pública de Brasília, Rosimara Moreschi de Albuquerque, uma educação infantil de qualidade define o futuro de uma criança. “Se um aluno vai bem no ensino médio é porque a base dele foi bem trabalhada na educação infantil. Piaget dizia que se não trabalharmos bem essa base, provavelmente o aluno apresentará no futuro alguma dificuldade de conteúdo”, afirma Rosimara.

A diretora também destaca que o brincar tem uma importância fundamental na educação infantil, e que é importante que as escolas não queimem etapas, deixando as brincadeiras em segundo plano para acelerar o processo de aprendizagem. “A criança aprende muito brincando. O brincar é o momento que a criança consegue se relacionar e descobrir novos mundos”, enfatiza Rosimara, que diz que nunca permitiu que seus filhos queimassem etapas, e que fez questão que eles aproveitassem essa fase com muitas brincadeiras.

Assim como Rosimara, a professora Gabriela Fernandes também defende o brincar como etapa fundamental no aprendizado da criança. “O brincar na educação infantil é por onde passa todo o aprendizado das crianças. É o espaço onde permeia a construção de todo o conhecimento. No sentido motor, é mais importante ainda: a criança aprende a se equilibrar, pular de um pé só, pular corda”, ressalta a docente.

Ela também diz que é importante que as crianças frequentem o ambiente escolar desde cedo. “Temos uma geração de crianças muito mais espertas e com mais acesso à informação. É importante já ingressarem no sistema educacional”, diz. Além disso, ela acredita que deixar um filho na escola é melhor do que deixar com uma babá.

Fonte: MEC

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.