De acordo com a diretora do Jardim de Infância da 404 Norte, escola pública de Brasília, Rosimara Moreschi de Albuquerque, uma educação infantil de qualidade define o futuro de uma criança. “Se um aluno vai bem no ensino médio é porque a base dele foi bem trabalhada na educação infantil. Piaget dizia que se não trabalharmos bem essa base, provavelmente o aluno apresentará no futuro alguma dificuldade de conteúdo”, afirma Rosimara.
A diretora também destaca que o brincar tem uma importância fundamental na educação infantil, e que é importante que as escolas não queimem etapas, deixando as brincadeiras em segundo plano para acelerar o processo de aprendizagem. “A criança aprende muito brincando. O brincar é o momento que a criança consegue se relacionar e descobrir novos mundos”, enfatiza Rosimara, que diz que nunca permitiu que seus filhos queimassem etapas, e que fez questão que eles aproveitassem essa fase com muitas brincadeiras.
Assim como Rosimara, a professora Gabriela Fernandes também defende o brincar como etapa fundamental no aprendizado da criança. “O brincar na educação infantil é por onde passa todo o aprendizado das crianças. É o espaço onde permeia a construção de todo o conhecimento. No sentido motor, é mais importante ainda: a criança aprende a se equilibrar, pular de um pé só, pular corda”, ressalta a docente.
Ela também diz que é importante que as crianças frequentem o ambiente escolar desde cedo. “Temos uma geração de crianças muito mais espertas e com mais acesso à informação. É importante já ingressarem no sistema educacional”, diz. Além disso, ela acredita que deixar um filho na escola é melhor do que deixar com uma babá.
Fonte: MEC