Site Loader

O trabalho do corretor de imóveis é de extrema importância. Afinal, ele é o responsável por ajudar a família a encontrar um novo lar. Para se manter neste mercado, que é altamente competitivo, o profissional deve estar sempre preparado e disposto a proporcionar a melhor experiência a seus clientes. No entanto, essa não é uma tarefa simples. Sobretudo porque há pessoas com perfis variados e o corretor precisa estar preparado para atender às diferentes expectativas.

Então, como o profissional pode se tornar apto a atender tantas demandas diferentes e tornar a experiência dos clientes mais proveitosa? Reunimos algumas dicas que você verá a seguir:

1 – Identifique o perfil do seu cliente

Em qualquer ambiente, seja ele profissional ou pessoal, encontramos pessoas com características muito diferentes entre si. Obviamente, isso não poderia ser de outro modo com os clientes imobiliários. Há pessoas mais extrovertidas, outras mais introspectivas ou ainda aquelas que são objetivas e gostam de ir direto ao ponto. É primordial que o corretor saiba identificar esses perfis, de preferência logo no primeiro encontro. Dessa maneira, ele conseguirá guiar a conversa da maneira mais adequada e proveitosa possível.

2 – Esteja antenado

Além de conhecer o perfil do cliente, é primordial que o profissional do mercado imobiliário também esteja sempre atento às novidades. Não só do mercado, mas também da atualidade. O bom corretor sabe muito sobre o seu nicho, consegue identificar boas oportunidades, sabe as potencialidades de cada região e consegue orientar o cliente de maneira mais precisa de acordo com seu objetivo. Ter conhecimento para além do universo imobiliário é importante para tornar a comunicação mais fluída e deixar o cliente mais seguro sobre sua decisão.

3 – Fique atento aos desejos do cliente

Essa talvez seja a dica mais importante para tornar a experiência do cliente proveitosa: atender a seus desejos. É aqui que mora o grande desafio, pois, nem sempre o cliente sabe exatamente o que quer. Até porque ele não tem o conhecimento de mercado que o profissional da área tem. Por isso, tente captar quais são suas preferências até mesmo quando ele não as diz. Essas informações normalmente surgem em conversas despretensiosas, quando o cliente fala sobre o seus interesses ou conta sobre sua vida pessoal.

Por exemplo, se o seu cliente lhe diz que é estudante e que costuma frequentar bares e restaurantes a noite, talvez as melhores opções de imóvel para ele estejam em zonas mais boêmias. Esteja sempre atento as entrelinhas e busque as opções mais adequadas.

4 – Ouça o que o seu cliente diz

Ainda que o cliente diga muito sobre suas preferências sem ao menos mencioná-las, é muito importante ouvir o que ele diz de forma verbal. Especialmente os seus feedbacks. Ouça suas críticas em relação aos imóveis, observe os pontos que ele mais gosta e os que ele menos gosta para atendê-lo de maneira mais eficiente em sua próxima visita. E lembre-se, caso não encontre um imóvel que atenda às necessidades do cliente, deixe para agendar a visita apenas depois que encontrar. Levá-lo a lugares que não se enquadram em seu perfil pode ser extremamente desgastante.

Gostou das dicas? Sente-se mais apto a atender seus clientes? A Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios tem uma série de cursos de podem te ajudar em sua função. Entre em contato conosco!

Saudações,

Autor do Post: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.