Site Loader
Webmail

A cada dia as pessoas incluem mais atividades em suas rotinas. E o dia, infelizmente – ou felizmente – continua tendo apenas 24 horas. Logo, é preciso não apenas se dedicar as tarefas diárias, mas sobretudo organizar o tempo para realizá-las. Diferente do que a maioria das pessoas imagina, o segredo não está na velocidade em que cada atividade é concluída e sim na ordem e na forma como as realizamos.

Dica da Nasa

Pesquisadores da Nasa, contratados para colaborar com a saúde dos astronautas na Estação Espacial Internacional, perceberam que o grande vilão para a produtividade era a transição entre as tarefas. Quando terminamos uma obrigação e passamos para a próxima um “resto” do compromisso anterior, chamado de “engajamento residual”, continua grudado na mente prejudicando a realização da próxima atividade. Esse resíduo pode gerar diversas sensações, como alívio, por ter terminado a tarefa anterior, frustração, caso a demanda não tenha sido concluída, ou outras como distração ou teimosia.

Para ultrapassar essa barreira, os pesquisadores acreditam que seja importante organizar a realização das tarefas de acordo com a sua similaridade. Por exemplo, se você tem uma série de coisas que podem ser rapidamente resolvidas, opte por realizá-las em sequência e deixe as mais complexas para depois. Já as tarefas mais estressantes devem ser realizadas antes daquelas que exigem mais raciocínio, uma vez que o stress pode minar sua produtividade.

Organização da mente e do tempo

Para você se tornar ainda mais eficiente, selecionamos aqui algumas dicas rápidas que podem ser bem úteis no seu dia a dia. Veja:

  1. Crie uma rotina. Inclua na sua rotina desde as tarefas mais simples, como os horários em que você vai se alimentar, até as tarefas mais complexas do trabalho. Dessa forma, com a rotina já estabelecida, até mesmo em dias corridos você terá facilidade em encaixar novas tarefas.
  2. Comece! Não perca tempo pensando em como começar alguma atividade. Muitas vezes, nos tornamos menos produtivos pelo medo de errar. Então, arrisque. Seja lá qual for a atividade comece a fazê-la para entender o processo e aprimorá-lo ao longo do caminho.
  3. Elimine questões supérfluas do seu dia a dia, como que roupa usar, ou que caminho seguir, ou em qual lanchonete tomar o café da manhã. Uma dica: Doe as roupas que não usa mais. Elas costumam ocupar espaço no seu guarda-roupa e ainda te prejudicam a escolher mais rapidamente que roupa usar.
  4. Tenha prioridades estabelecidas, ainda que sua rotina tenha muitas tarefas a serem realizadas. Quando você foca em uma prioridade é mais provável que a realize. Por isso, estabeleça uma prioridade por dia e não mais que isso.
  5. Tenha um caderno de anotações. É sempre bom anotar as boas ideias que surgem ao longo do dia. Principalmente, se você tem uma rotina atribulada.

E então, gostou das dicas? Já está pronto para colocá-las em prática? A Britto Consultoria & Negócios tem serviço de coach e está sempre pronta para te ajudar.

Saudações,

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. O Business Model o agraciou com a premiação de Pioneirismo no Uso da Informática. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.