Como aprender com os erros quando se é empreendedor?

porGilberto Britto

Como aprender com os erros quando se é empreendedor?

O medo de errar nos acompanha da infância à vida adulta. Somos criados para errarmos o quanto menos possível. Contudo, a vida é cheia de obstáculos e nem sempre é possível cumprir esse objetivo. Quando se é empreendedor o medo de errar é potencializado pela possibilidade de se ter prejuízos financeiros. Muitos empreendedores, inclusive, desistem antes mesmo de começar tomados pelo receio de falharem.

Contudo, apesar de vivermos uma cultura que vangloria o sucesso, é preciso compreender a importância dos erros e como eles contribuem para o crescimento profissional e pessoal dos empreendedores.

Se você ainda tem dificuldades de enxergar como é possível aprender com as pedras no caminho no mundo dos negócios, veja algumas lições que um empreendedor só aprende depois de falhar:

Todo erro serve como aprendizado

A primeira lição que todo empreendedor deve aprender depois de um episódio de falha é que todo erro serve como aprendizado. Seja de como não fazer ou sobre como fazer melhor. Em muitos casos, nós aprendemos mais quando erramos e somos submetidos a julgamentos do que quando passamos ilesos as análises alheias. As falhas vão indicar o caminho certo a seguir e vão te tornar mais capacitado a realizar o trabalho da melhor maneira possível.

Planejamento é a chave do negócio

Muitos empreendedores cometem o erro de passar superficialmente pela fase do planejamento de seus negócios. Isso, quando não pulam essa etapa tão importante para o sucesso de qualquer empreendimento. A consequências inevitavelmente surgirão ao longo do caminho, o que fará com que o empreendedor dê a devida atenção ao planejamento de suas atividades, em outras ocasiões, e não subestime essa etapa em nenhum outro negócio.

Capacitação é fundamental

Em algumas situações, a falha do empreendedor ocorre por falta de conhecimento sobre o negócio. O fato de ter certa familiaridade com determinado ramo, nem sempre é suficiente para que você consiga ser bem-sucedido, caso resolva empreender nela. Por isso, é importante que o empreendedor busque sempre se capacitar, esteja sempre atualizado e seja um especialista em sua área de atuação.

Perseverança para prosseguir

O erro também ensina a perseverar e não desistir na primeira falha. A persistência é uma característica importante ao perfil do empreendedor, que certamente encontrará obstáculos em sua trajetória em diversas ocasiões. O erro, apesar de entristecer, pode tornar o empreendedor mais forte e mais preparado para enfrentar outros percalços.

E você, está passando por algum problema em sua empresa e precisa de ajuda especializada para lidar melhor com seus obstáculos. Entre em contato com a Britto Consultoria & Negócios porque temos equipe qualificada para lhe ajudar.

Saudações,

Sobre o Autor

Gilberto Britto administrator

Gilberto Britto tem 50 anos, natural de Belo Horizonte, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist – CIPS pela National Association of RealtorsPersonal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de CoachingInstitute of Coaching Research, Association for Coaching Sherpa Executive CoachingProfessional Coaching Practitioner pela ABRACOACHINGAssessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, Correspondente e Geric Caixa. Procura estar sempre atualizado no âmbito da gestão empresarial, imobiliária, engenharia e tendências de mercado, através da participação em cursos de formação, seminários e palestras.