Site Loader

São muitos os pontos positivos da educação corporativa. Podemos destacar os seguintes aspectos:

1 – Nivelamento do conhecimento

É certo que algumas funções específicas requerem conhecimentos específicos. A educação corporativa, porém, abre espaço para um aprendizado mais amplo e útil a um grande grupo de profissionais.

O nivelamento do conhecimento evita que a empresa fique completamente na mão caso alguém saia ou se ausente, algo que ressalta a importância da capacitação interna.

2 – Integração e clima organizacional em alta

Quando todos estão aprendendo, evita-se um cenário em que uns se sintam mais ou menos importantes para a empresa do que os outros. Além do mais, pegando o gancho no que dissemos, a educação corporativa favorece um ambiente de trocas e colaboração.

3 – Funcionários mais motivados e produtivos

Já que falamos em motivação e em produtividade, vamos aprofundar um pouquinho nessa importante vantagem da educação corporativa. 

Há diferentes fatores que levam os funcionários a se sentirem mais motivados. Destacamos que quando a empresa investe em educação, os trabalhadores entendem que estão recebendo uma importante oportunidade de desenvolvimento. Como consequência, é natural que se sintam instigados a abraçar essa oportunidade e, em retribuição, se empenhar ao máximo no dia a dia de trabalho.

4 – Redução de erros e de retrabalhos

Dando sequência, ao melhor preparar os funcionários para exercerem suas funções, a educação nas empresas reduz a incidência de erros. Um número menor de erros também favorece a produtividade porque evita retrabalhos e o consequente gasto de tempo, mas há mais a ser dito.

5 – Rotatividade mais baixa

A educação corporativa cria ambientes melhores, aumenta a motivação e dá mais confiança aos trabalhadores no exercício de suas funções. Outros fatores poderiam ser acrescentados à lista, mas isso basta para mostrar que a abertura ao ensino tende a criar um cenário favorável para que os funcionários se sintam mais satisfeitos com seus trabalhos.

6 – Criação de um ambiente aberto à inovação

Ter funcionários mais participativos também significa contar com profissionais mais abertos para dar sua opinião para a execução de projetos ou a resolução de crises. A educação corporativa ajuda a criar a confiança para esse tipo de postura que é muito bem-vinda em gestões mais modernas.

7 – Desenvolvimento de lideranças

A educação corporativa favorece o desenvolvimento de competências e cria um cenário favorável para que líderes em potencial se destaquem. Algo que merece a atenção do RH. Ao identificar esses profissionais, a empresa pode até mesmo fazer um trabalho mais direcionado para que eles assumam papéis de liderança.

8 – Employer brand e atração de talentos

Estratégias de employer branding consistem em um “desenvolvimento consciente da marca empregadora, com a finalidade de melhorar a visão externa da empresa e atrair os melhores talentos do mercado”.

Para tanto, a ideia não é somente que a empresa desenvolva ações pensando no público externo. Antes de qualquer coisa, suas atenções devem se voltar ao público interno, ou seja, seus funcionários.

Ao adotar a educação corporativa, uma organização pode vivenciar as vantagens que mencionamos aqui. Seus funcionários, que só tendem a ganhar, passam a enxergar a marca empregadora de forma mais positiva.

9 – Mais vantagem competitiva

Com base em tudo que apresentamos, nos resta dizer que a educação corporativa traz vantagem competitiva para a empresa diante da concorrência. Inclusive porque essa junção de fatores também favorece o atendimento aos clientes, seja com produtos mais bem confeccionados ou com serviços mais bem realizados.

 

Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.