Site Loader
EnglishPortugueseSpanish

Os laudos de avaliação de imóveis rurais são documentos escritos por especialistas que buscam identificar o valor de um imóvel, assim como, seus custos, frutos e direitos, para uma determinada finalidade, situação e data. 

Um imóvel rural é aquele que tem vocação para exploração animal ou vegetal, qualquer que seja a sua localização. Sendo assim, abordaremos como deve ser realizado um laudo de avaliação de imóveis rurais.

O que é avaliação de imóveis rurais?

A avaliação de imóveis rurais consiste em um documento realizado por especialistas para definir e registrar o valor do imóvel, as condições daquele espaço e até mesmo seu custo. De acordo com a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, as avaliações de imóveis rurais e urbanos são feitas de formas diferentes.

De acordo com a Lei n° 8.629, artigo 4°, inciso I, de 25 de fevereiro de 1993, os imóveis rurais são aqueles que possuem destinação agrícola, pecuária, florestal, agroindustrial ou extrativa vegetal.

Vantagens da Avaliação de Imóveis Rurais

Ao realizar a avaliação de imóveis rurais, é possível determinar com maior precisão o real valor daquela propriedade. No entanto, além desse benefício, a avaliação de imóveis rurais também permite:

  • Que o controle patrimonial seja realizado;
  • Seja feita a revisão dos tributos;
  • O arrendamento do imóvel;
  • A alienação do imóvel;
  • A desapropriação do imóvel;
  • Definir as intenções de compra ou venda;
  • Usar o imóvel como garantia de financiamentos bancários.

Qual a importância da NBR 14653-1 para a avaliação de imóveis rurais?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, criou a NBR 14653 como Norma Brasileira para avaliação de bens. Nesta Norma, são definidos os procedimentos adequados para que a avaliação de imóveis rurais seja feita da forma adequada, seguindo o protocolo e o padrão exigidos em território nacional.

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.