Site Loader
EnglishPortugueseSpanish

No segmento de Avaliações de Imóveis, existem diversas normas internacionais e brasileiras a serem seguidas. As normas da ABNT (14.563-1 e 2), recomendam métodos diretos e indiretos para a determinação do valor de um imóvel que serão escolhidos quando o avaliador analisar o imóvel avaliando, verificar suas particularidades, dificuldades, o mercado que está inserido, ou seja, quando “sentir” o que estiver fazendo.

Os métodos de avaliação de imóveis são diversos, assim como são as variáveis e fatores que irão determinar quais serão, e como serão aplicados em cada situação. Os imóveis são ativos heterogêneos, diferentes por si só. Ou seja, para determinar o seu valor, deve-se levar em consideração diversos quesitos, como localização, testada, áreas de terreno e construída, por exemplo. 

Método comparativo

Um método muito comum na avaliação imobiliária, principalmente na avaliação de terrenos, é o método comparativo. Basicamente, durante a vistoria predial ou do terreno, o vistoriador recolhe os dados necessários no local e leva até o avaliador. O avaliador, por sua vez, deverá aplicar determinados índices e transpor os dados com elementos comparativos com base em imóveis ou terrenos que possuam condições semelhantes. Fatores valorizantes ou desvalorizantes também serão tratados e corrigidos pelo avaliador.

Método de renda e evolutivo

Entre os outros métodos de avaliação de imóveis estão: o por renda e o evolutivo. O método de avaliação por renda é recomendado para empreendimentos de base imobiliária, que são feitos para auferir renda depois de concluídos. Alguns exemplos: lojas destinadas à varejistas, edifícios ocupados por hospitais, edifícios corporativos, indústrias, imóveis logísticos, etc. Já o método evolutivo avalia o terreno e o custo das construções sobre o terreno, com o objetivo de determinar o valor total do imóvel (com as construções adequadamente depreciadas).

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.