Site Loader
EnglishPortugueseSpanish

Um dos pontos mais importantes na avaliação de imóveis está relacionado ao que o corretor verifica na vistoria do bem. Afinal, mesmo nas habitações que apresentam boas condições, muitas vezes é preciso fazer pequenas manutenções preventivas enquanto ele não é vendido para evitar sua desvalorização.

É bom ter em mente que a pessoa que compra um imóvel, provavelmente terá o desejo de fazer uma reforma. Porém, se isso for uma necessidade, então o valor se perde. Outras questões que devem fazer parte dessa análise, antes de colocar a propriedade à venda:

  • Rachaduras nas paredes ou comprometimento na estrutura;
  • Infiltrações e vazamentos;
  • Estado da pintura e manutenção das reformas feitas anteriormente;
  • Idade do imóvel;
  • Personalização e qualidade dos acabamentos, entre outros.

Verificar a infraestrutura e a proximidade com locais importantes

A localização do imóvel pode ter tanta importância na hora de determinar o seu valor quanto as suas condições gerais, mencionadas no tópico anterior. Portanto, a avaliação de imóveis deve levar em consideração o entorno. Ruas pavimentadas e oferta de saneamento básico no bairro têm ligação direta com a valorização do bem.

Outro ponto a ser verificado é a questão da mobilidade urbana e da acessibilidade. Se a cidade onde ele se localiza contiver sistema de metrô, certamente o imóvel que fica próximo a uma estação terá mais valor.

Infraestrutura completa de comércio e serviços também influencia no preço do imóvel. Além de verificar a existência de lojas e facilidades, como padarias, farmácias, supermercados, escolas, shoppings, clínicas e hospitais, é preciso checar se a sua qualidade é compatível com a do bem (se for de luxo, o nível desses estabelecimentos deve acompanhar essas características para que haja a valorização dele).

Avaliar a segurança e o conforto

Por fim, há mais dois pontos que devem constar da avaliação de imóveis e que têm influência direta sobre seu preço. O mais importante deles tem a ver com a segurança. Lugares onde os índices de criminalidade são mais altos ou estão em vias de crescer acabam fazendo com que o valor do bem caia bastante. Por outro lado, o policiamento na região pode favorecer a sua valorização.

Checar a documentação

O parecer técnico para ajudar a determinar o valor do imóvel deve levar em consideração a regularização do bem. Isso significa que o proprietário deve ter a documentação em dia, incluindo escritura e registro atualizados, pagamentos das contas de energia e de água, taxas de condomínio e Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU).

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.