Site Loader

Casais recém casados, famílias e jovens estão em busca da opção mais adequada a sua realidade, entre adquirir a casa própria ou morar em um imóvel alugado. Essa é uma dúvida recorrente para muitas pessoas que pretendem conquistar sua independência e encontrar o local ideal para morar. Como resolver essa questão e encontrar a melhor opção para o seu caso ?

A dúvida começa porque a cultura do nosso país reforça a necessidade de adquirir bens duráveis. Alguns ditos populares provam isso, como “Quem casa, quer casa !” ou “Quem compra terra não erra.” Essa sensação passa a ser ainda mais fortalecida pela impressão, nem sempre correta, de que pagar aluguel é “perder dinheiro”. Ou que o aluguel só beneficia o proprietário do imóvel.

No entanto, a primeira questão que deve ser entendida é que não há uma alternativa correta. Cada caso precisa ser avaliado individualmente e a opção mais adequada pode variar conforme a renda, os anseios e até mesmo ao modo de vida de cada pessoa ou família. Para te ajudar nisso, selecionamos algumas dicas que te ajudarão a descobrir qual a melhor opção para o seu caso. Confira !

Quem deve comprar um imóvel ?

Apesar da sensação de tranquilidade e da satisfação pessoal, adquirir um imóvel pode não ser a melhor opção para todo mundo. No entanto, se você tem dificuldade de poupar dinheiro, gosta de fazer mudanças estruturais em sua casa, como quebrar paredes, aumentar o número de quartos, prioriza a segurança e a estabilidade que um imóvel próprio pode dar, comprar uma casa é a melhor opção para você.

A compra da casa própria obriga os que têm menos controle financeiro a investir o dinheiro em um bem e, por consequência, guardar dinheiro. Além disso, pode ser um excelente investimento para aqueles que já têm um valor guardado, pois, dependendo da região e do imóvel há grandes possibilidades de haver valorização.

Para quem o aluguel é uma boa alternativa ?

Ainda que pareça que o inquilino está sempre em desvantagem, para alguns perfis o aluguel é alternativa mais viável. O aluguel permite que a pessoa escolha um imóvel mais adequado a sua realidade, sem precisar investir uma grande quantia. Esta modalidade é ideal para aqueles que gostam e convivem com a possibilidade de mudança, por exemplo, empresários que precisam fazer viagens constantes a trabalho, ou ainda casais jovens que estão em busca de ascensão profissional e que tem disponibilidade para mudar de cidade, ou até mesmo de estado.

Para quem não tem condições ou não está disposto a investir uma quantia alta na compra de um imóvel, o aluguel propicia o investimento a longo prazo e ainda reduz os prejuízos relacionados aos juros do financiamento. Neste caso, se houver o interesse em adquirir um imóvel no futuro, é importante que a pessoa tenha consciência da importância de poupar uma parte da renda, mesmo pagando o aluguel.

E ai, gostou das dicas ? Para você, o que será mais adequado, comprar ou alugar um imóvel ? Para qualquer um das opções, a Britto Consultoria & Negócios pode te ajudar. Entre em contato conosco que encontraremos juntos a alternativa mais viável para a sua realidade.

Saudações,

Autor do Post: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.