Site Loader

Um dos pioneiros no estudo da autoestima, Nathaniel Branden explica como ela está ligada à felicidade. Há fortes evidências de que a autoestima esteja associada a um sentimento que todo mundo procura: a felicidade. Outro ponto pacífico é a importância da autoestima. Ele alega que quem tem respeito e amor-próprio tende a ver os outros com os mesmos olhos. Assim, os relacionamentos pessoais e profissionais fluem melhor.

Um dos pioneiros nesse campo, define a autoestima como a capacidade de lidar com os percalços da vida. Ele a compara ao sistema imunológico. Uma pessoa com a imunidade fortalecida não está 100% protegida de doenças, porém tem mais facilidade para repelir os problemas, condições de combater enfermidades e se recuperar mais rapidamente.

Ele credita aos pais e professores um papel importante na formação da autoimagem. Porém, ressalta que o homem não é apenas uma massinha a ser moldada por forças externas. “Não podemos desprezar a nossa criação. Mas não é produtivo culpar os pais por tudo. Chega um momento em que precisamos largar o título de filho e assumir novas responsabilidades”.

Fortalecer a autoestima não é um processo fácil ou rápido. O resultado é a consequência de um exercício diário baseado em seis pilares: viver conscientemente, se aceitar, ter responsabilidade, ser assertivo, seguir propósitos e manter a integridade. “A autoestima é um desafio que exige que o indivíduo escute sua intuição e respeite suas sensações”, conclui.

Uma questão sempre levantada é se o excesso de autoestima não seria sinônimo de arrogância. O psicólogo explica que não. A arrogância é justamente uma demonstração da falta de autoconfiança, uma compensação pelas inseguranças. “Assim como saúde, autoestima elevada nunca é demais”.

Saudações,

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. O Business Model o agraciou com a premiação de Pioneirismo no Uso da Informática. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.