Casais recém casados, famílias e jovens estão em busca da opção mais adequada a sua realidade, entre adquirir a casa própria ou morar em um imóvel alugado. Essa é uma dúvida recorrente para muitas pessoas que pretendem conquistar sua independência e encontrar o local ideal para morar. Como resolver essa questão e encontrar a melhor opção para o seu caso ?
A dúvida começa porque a cultura do nosso país reforça a necessidade de adquirir bens duráveis. Alguns ditos populares provam isso, como “Quem casa, quer casa !” ou “Quem compra terra não erra.” Essa sensação passa a ser ainda mais fortalecida pela impressão, nem sempre correta, de que pagar aluguel é “perder dinheiro”. Ou que o aluguel só beneficia o proprietário do imóvel.
No entanto, a primeira questão que deve ser entendida é que não há uma alternativa correta. Cada caso precisa ser avaliado individualmente e a opção mais adequada pode variar conforme a renda, os anseios e até mesmo ao modo de vida de cada pessoa ou família. Para te ajudar nisso, selecionamos algumas dicas que te ajudarão a descobrir qual a melhor opção para o seu caso. Confira !
Quem deve comprar um imóvel ?
Apesar da sensação de tranquilidade e da satisfação pessoal, adquirir um imóvel pode não ser a melhor opção para todo mundo. No entanto, se você tem dificuldade de poupar dinheiro, gosta de fazer mudanças estruturais em sua casa, como quebrar paredes, aumentar o número de quartos, prioriza a segurança e a estabilidade que um imóvel próprio pode dar, comprar uma casa é a melhor opção para você.
A compra da casa própria obriga os que têm menos controle financeiro a investir o dinheiro em um bem e, por consequência, guardar dinheiro. Além disso, pode ser um excelente investimento para aqueles que já têm um valor guardado, pois, dependendo da região e do imóvel há grandes possibilidades de haver valorização.
Para quem o aluguel é uma boa alternativa ?
Ainda que pareça que o inquilino está sempre em desvantagem, para alguns perfis o aluguel é alternativa mais viável. O aluguel permite que a pessoa escolha um imóvel mais adequado a sua realidade, sem precisar investir uma grande quantia. Esta modalidade é ideal para aqueles que gostam e convivem com a possibilidade de mudança, por exemplo, empresários que precisam fazer viagens constantes a trabalho, ou ainda casais jovens que estão em busca de ascensão profissional e que tem disponibilidade para mudar de cidade, ou até mesmo de estado.
Para quem não tem condições ou não está disposto a investir uma quantia alta na compra de um imóvel, o aluguel propicia o investimento a longo prazo e ainda reduz os prejuízos relacionados aos juros do financiamento. Neste caso, se houver o interesse em adquirir um imóvel no futuro, é importante que a pessoa tenha consciência da importância de poupar uma parte da renda, mesmo pagando o aluguel.
E ai, gostou das dicas ? Para você, o que será mais adequado, comprar ou alugar um imóvel ? Para qualquer um das opções, a Britto Consultoria & Negócios pode te ajudar. Entre em contato conosco que encontraremos juntos a alternativa mais viável para a sua realidade.
Saudações,