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A importância da educação se revela nas mais diversas definições existentes da palavra, que envolve atribuições específicas para atingir seus objetivos na sociedade. De acordo com o Dicionário Aurélio a Educação é definida da seguinte maneira:

  • ato ou efeito de educar, ou educar-se;
  • processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral, com o intuito de promover a integração individual e social;
  • meio pelo qual se adquire conhecimentos e aptidões;
  • aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas;
  • arte de ensinar os conhecimentos e práticas usadas na sociedade para desenvolver a civilidade.

Em outras palavras, educação é o processo facilitador da aprendizagem na aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, senso moral, hábitos, crenças, entre outros.

A educação costuma ocorrer sob orientação de educadores, que possuem conhecimentos prévios e são a ponte entre o saber e os alunos. Essa forma de educar ocorre em instituições de ensino e é conhecida como educação escolar, uma educação formal.

Além de instituições de ensino, é possível receber educação no ambiente familiar, em que os pais ou responsáveis compartilham o conhecimento com os filhos. É possível também se autoeducar, ou seja, buscar por si só o aprendizado. Essas situações configuram uma educação informal.

A importância da educação na formação de cidadãos

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define entre as competências que os alunos precisam desenvolver ao longo da Educação Básica a responsabilidade e a cidadania.

Para estimular o desenvolvimento da cidadania na escola, segundo a BNCC, é preciso proporcionar aos alunos as seguintes habilidades:

  • Incorporação de direitos e responsabilidades: devem conseguir se posicionar em relação a direitos e responsabilidades para além de seus interesses individuais e considerando o bem comum;
  • Tomada de decisões: precisam ter consciência sobre o impacto que suas decisões têm nos grupos e na sociedade, responsabilizando-se por suas ações para planejar e decidir coletivamente sobre questões que afetam a todos;
  • Ponderação sobre consequências: necessitam saber refletir sobre situações concretas em que gatilhos emocionais, frustrações e ações das pessoas impactam nas demais e no contexto, buscando formas de aprimoramento;
  • Análise e incorporação de valores próprios: diz respeito a vivenciar e identificar valores importantes para si e para o coletivo. Considerar seus valores em situações novas, ponderar sobre o correto a ser feito antes de agir e, em seguida, agir de acordo com essa reflexão;
  • Postura ética: reconhecer e ponderar valores conflitantes e dilemas éticos antes de se posicionar e tomar decisões;
  • Participação social e liderança: realizar projetos escolares e comunitários, mobilizando pessoas e recursos. Assumir liderança compartilhada em grupos e na escola;
  • Solução de problemas ambíguos e complexos: ficar confortável e sentir interesse em lidar com desafios do mundo real que demandam novas abordagens ou soluções.

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.