Site Loader
EnglishPortugueseSpanish

A formação cidadã é um dos pilares do aprendizado escolar para crianças e adolescentes. Mas você sabe qual é a importância da cidadania em instituições pedagógicas? Pensando nisso, explicamos quais são os valores que devem ser resgatados na escola e qual o papel dos professores no desenvolvimento do cidadão.

Valores que devem ser resgatados na escola

O ser humano deve desenvolver atributos para conviver harmonicamente em sociedade e, nessa busca por crescimento pessoal, cabe à escola auxiliar os alunos. Os valores morais do indivíduo são vistos como essenciais para a inserção dele em comunidade, possibilitando o usufruto dos direitos e deveres da vida cidadã.

O papel da escola na formação do cidadão

Na escola, crianças e adolescentes encontram as ferramentas para formular e atingir seus sonhos, principalmente porque o sistema de ensino, na figura dos professores e demais profissionais da equipe pedagógica, os ajuda a desenvolver as habilidades cognitivas e a formação moral, lado a lado.

A importância da cidadania

A cidadania é importante para o funcionamento do Estado, uma vez que envolve a consciência sobre o direito de ir e vir, de zelar pelo espaço em que se vive, de exercer o voto e de ter acesso à educação, por exemplo.

Como trabalhar a cidadania na escola

O ambiente escolar deve contribuir para a formação cidadã dos estudantes e, para isso, algumas dinâmicas devem propagar os valores humanos. Simular eleições, fazer grupo de discussão entre os jovens e incentivar projetos solidários são ações que fazem a diferença na escola!

Simulação de eleições

O exercício pleno da cidadania está diretamente associado às eleições, momento em que o indivíduo escolhe seus representantes políticos. Por isso, atividades práticas que simulem um debate entre possíveis candidatos ajudam a conscientizar a turma sobre o valor do voto popular, reforçando, também, o papel do cidadão nessa importante escolha.

Grupos de discussões

Para viver bem em comunidade, é preciso se colocar no lugar do “outro” para respeitar opiniões diversas. Assim, uma boa forma de colocar a cidadania em prática na escola é promover grupos de discussão sobre conteúdos polêmicos, os quais envolvem diversos pontos de visto sobre determinado tópico.

Projetos solidários

Ser solidário é perceber a importância do viver interdependente. A qualidade se dá a partir do momento em que os indivíduos têm noção sobre o peso da participação coletiva para o desenvolvimento social. Em outras palavras, a solidariedade envolve a percepção sobre as ações individuais e a coletividade, em um movimento ininterrupto e mútuo.

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.