Iremos explicitar a situação da educação brasileira atualmente, seus acertos, equívocos, saltos e retrocessos, pois com uma das mais invejáveis teorias, embeleza e maquia todas as suas etapas, considerando, estatisticamente, dados numéricos, esquecendo-se, no entanto, da efetivação da praticidade para a obtenção dos resultados qualitativos, previstos e garantidos nas leis do próprio sistema.
É admissível que a sua acessibilidade tenha sido ampliada nos últimos anos, porém a sua qualidade deixa à desejar, necessitando de cuidados melindrosos para que possam, de fato, efetivar a verdadeira formação do indivíduo.
A viabilização de parcerias das famílias com as escolas tornam-se imprescindíveis e continuam sendo os sinalizadores almejados por todos aqueles que fazem educação e acreditam no crescimento positivo num tempo breve.
No entanto, é preciso que se mobilize a sociedade para uma reflexão à respeito do processo educacional brasileiro, acionando estratégias posteriores no sentido de atenuar as suas ineficiências.
Fonte: Núcleo do Conhecimento