Não é atoa que os investimentos em marketing digital cresceram em 26% nos últimos anos. Atualmente, ferramentas e estratégias digitais, sejam elas de conteúdo Inbound, que têm como objetivo aumentar a autoridade de marca e a qualificação de clientes para a venda, de performance, que traz retornos mais rápidos e eficientes para as empresas, ou SEO, que otimizam os resultados das páginas nos buscadores, são fundamentais para o sucesso dos negócios. No mercado imobiliário e na construção civil não é diferente. O setor, que tem altos níveis de concorrência, teve que se reinventar para alcançar novos clientes por meio de estratégias digitais. Como é possível se destacar em meio a tanta competitividade? Entenda melhor!
Mercado imobiliário, construção civil e marketing digital
Além de a instabilidade econômica afetar diretamente o mercado imobiliário, o que aumenta ainda mais a competitividade, outro fator foi decisivo para que nos últimos anos, o mercado imobiliário começasse a investir em ações digitais: a mudança de comportamento do consumidor. A jornada de compra do cliente de imóveis e seu processo de tomada de decisão é um dos mais longos entre os mercados, cerca de 90 dias. Além disso, segundo pesquisas, no cenário atual, 8 a cada 10 pessoas buscam por imóveis na internet antes de tomar a decisão pela aquisição do bem, e cerca de 60% delas tem a decisão encaminhada por meios digitais.
Por esses motivos, imobiliárias, corretores de imóveis e construtoras estão cada vez mais ligados em marketing digital, investimento em uma gestão estratégica mais eficiente, em ferramentas tecnológicas e em ações digitais para obter referência e autoridade de mercado, trabalhar a qualificação de contatos e fechar mais negócios.
Mas, como se comportar nesse cenário e ter uma posição de destaque no mercado imobiliário, por meio de estratégias digitais? Investindo em serviços não somente a curto prazo, com o foco em vendas, mas também ações de médio a longo prazo. Para que isso seja possível, é necessário criar relevância online por meio de conteúdo e otimização, segmentação e direcionamento da mensagem para falar com o cliente certo na hora certa e engajar consumidores para criar um relacionamento de qualidade.