A internet vem mudando a forma de agir, pensar e comprar de todos no mundo. Hábitos que antes eram comuns foram substituídos por ações pautadas no mundo tecnológico. O mercado se adaptou às novas versões do consumidor e é claro que essas mudanças afetaram o mercado imobiliário.
Hoje um lançamento imobiliário precisa de muito para conseguir conquistar o coração dos consumidores. Investir em tecnologias que facilitem a vida do morador é talvez um dos pontos mais importantes do investimento imobiliário.
Como surgiu esse novo consumidor
Com o acesso à internet disponível para todos, a democratização da informação nasceu, dando um triunfo a quem antes ficava preso aos moldes da grande mídia. Agora não é preciso confiar em tudo que lhe dizem, você pode fazer suas próprias pesquisas, buscar as melhores indicações e ver quem atende às suas necessidades.
Democratizar esse processo rendeu a indústria imobiliária um novo modo de fazer negócio. Já não era mais possível manter o mesmo modelo, ou cairiam em declínio. Então decidiram mudar, agora os corretores que antes tinham uma posição fria e distante, vão atrás de seus clientes.
Investiram em ferramentas digitais e passaram a alimentar todo o processo de publicidade pelas redes, criando um laço de confiança com o comprar e passando toda credibilidade que se é necessária nas redes.
Como ele se comporta?
Agora, o consumidor final tem contato direto com a imobiliária, com a construtora e com o corretor. Ele consegue avaliar as empresas mais bem vistas e fazer contato com ela sem sequer precisar falar ao telefone.
O novo modelo demorou para se adaptar, já que com imóveis que estão à venda tem moradores e divulgar fotos do ambiente era mais difícil. Outra questão é a comunicação, agora todas as empresas precisam disponibilizar um canal para dúvidas, e não deve ser um canal falho, isso quebra a credibilidade e afasta futuros clientes.
As mudanças foram tantas que hoje quando uma grande empresa vai fazer um lançamento imobiliário tem que essa é uma grande tendência de mercado, uma vez que hoje os consumidores estão altamente ligados as mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter. E sempre estão acompanhando as timelines dos aplicativos, assim os anúncios de imóveis passaram a ocupar não a parte de classificados, mas sim os anúncios de internet.
Sendo assim, o novo consumidor fez o mercado imobiliário se ajustar e correr atrás de novas alternativas. Lançamentos imobiliários ficaram mais planejados, os condomínios passaram a contar com mais tecnologia e hoje podemos encontrar qualquer informação dando uma “googlada”.