9 Dicas para vistoriar um apartamento novo

porGilberto Britto

9 Dicas para vistoriar um apartamento novo

Na euforia da entrega do imóvel recém adquirido, muito detalhes importantes podem passar despercebidos. Identificar possíveis falhas na construção e no acabamento da casa nova, antes de fazer sua mudança, pode evitar que você vivencie desgastes desnecessários.

Faça um check-list com todos os itens que devem ser vistoriados e fotografe o imóvel, isso servirá como garantia futura. Abaixo listamos alguns itens que merecem sua atenção ao vistoriar um apartamento novo. Confira:

Leve o memorial descritivo

Para garantir que o imóvel seja entregue exatamente como o prometido é importante que o proprietário leve o memorial descritivo. Assim, ele poderá conferir se todos os materiais aplicados seguiram as especificações combinadas. Folders e outros materiais promocionais também podem ser usados como apoio, embora grande parte deles traga, em letras miúdas, que as imagens são meramente ilustrativas. De qualquer maneira é bom conferir em todos os meios. Caso o proprietário não se sinta seguro para realizar essa vistoria sozinho, ele pode chamar um profissional para ajudá-lo.

Portas e Janelas

Faça uma avaliação visual das janelas e portas, verificando se não existem danos como arranhões e pinturas danificadas. Teste o funcionamento, abrindo e fechando as portas, e exija a entrega de todas as chaves. Para garantir que está tudo bem vedado e que não haverá vazamento, em caso de chuva, feche todas as portas e janelas e veja se há algum ponto de luz. Isso pode indicar que há espaços mal vedados nas esquadrias.

Instalações Elétricas

Como o medidor de energia ainda não está instalado, já que o empreendimento acaba de ser entregue, deixe registrado no relatório de vistoria que as instalações elétricas não foram verificadas. Isso será sua garantia, em caso de mau funcionamento.

 Instalações Hidráulicas 

Ligue todas as torneiras do imóvel e as deixe ligadas por cerca de 2 minutos, para verificar se há vazamentos.  Já nas descargas das bacias sanitárias, acione e veja se a vazão d’água é satisfatória, repetindo o acionamento na sequência por mais uma vez para ter certeza do bom funcionamento.

Revestimentos Cerâmicos e Rejuntes

Avalie visualmente se não há peças danificadas, trincadas, com rachadura ou manchas, checando se estão bem assentadas, sem desníveis ou descontinuidade, e se não existem peças com tonalidades diferentes.

Pintura

Verifique visualmente se as paredes estão planas, se não existem pontos que formam sombras. Caso existam falhas na pintura, como manchas, solicite a correção.

Vaga de Garagem

Boa parte dos clientes não fazem a checagem das metragens da vaga de garagem, no entanto é muito importante verificar se as medidas estão dentro do que foi adquirido. Use a trena para conferir as dimensões de sua vaga.

E então, anotou todas as dicas ? Precisa de ajuda para fazer a vistoria do seu novo imóvel ? Conte com os profissionais qualificados da Britto Consultoria & Negócios para te auxiliar.

Saudações,

Sobre o Autor

Gilberto Britto administrator

Gilberto Britto tem 50 anos, natural de Belo Horizonte, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist – CIPS pela National Association of RealtorsPersonal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de CoachingInstitute of Coaching Research, Association for Coaching Sherpa Executive CoachingProfessional Coaching Practitioner pela ABRACOACHINGAssessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, Correspondente e Geric Caixa. Procura estar sempre atualizado no âmbito da gestão empresarial, imobiliária, engenharia e tendências de mercado, através da participação em cursos de formação, seminários e palestras.