4 Dicas para economizar dinheiro e comprar um novo apartamento

porGilberto Britto

4 Dicas para economizar dinheiro e comprar um novo apartamento

Conquistar a casa própria é o objetivo almejado por grande parte das famílias brasileiras. Se essa conquista for fruto de um planejamento financeiro bem realizado, que permita aos proprietários levar uma vida tranquila após a aquisição, melhor ainda. Para isso, além de planejar os gastos, é preciso aprender a poupar dinheiro, para que o sonho da casa própria não se torne um pesadelo.

Apesar de parecer simples, em um país de alta inadimplência como o Brasil, em que grande parte das famílias vive em guerra com os juros do cartão de crédito e as compras parceladas a perder de vista, poupar é um exercício que exige planejamento e dedicação. Por isso, separamos aqui algumas dicas de como economizar para comprar um novo apartamento.

Evite compras parceladas

É tentador, nós sabemos, mas as compras parceladas são as grandes vilãs do endividamento no país. A prática contribui para que você sempre tenha dívidas a pagar e para que sobre menos para poupar. Ao comprar com o cartão de crédito ou no crediário você pode estar comprometendo até ¼ do seu orçamento só com os juros. Esse é  um valor considerável que você poderá poupar apenas criando o hábito de pagar somente à vista. Não caia em tentações como a de pagar apenas o mínimo do cartão ou de fazer uma nova compra parcelada antes de pagar a primeira.

Reserve uma parte de sua renda

O recomendado por especialistas é que você comprometa com financiamento apenas 30% da sua renda. Por isso, antes mesmo de assinar o contrato com o banco, construtora ou imobiliária, tente poupar 30% da sua renda mensalmente por algum tempo.  Essa é uma excelente maneira de sentir como ficará o seu orçamento após a aquisição de um imóvel, principalmente porque financiamentos imobiliários costumam durar por boa parte da vida.

Controle seus gastos em uma planilha

Com certeza, em alguma época da vida, você já terminou um mês no vermelho sem saber para onde tinha ido todo o seu dinheiro, já que você não havia feito nenhuma grande compra. Muitas vezes o dinheiro foge das mãos em pequenas quantidades, algo quase imperceptível, como aquele cafezinho que você toma todas as tardes perto do trabalho, ou com as saídas no final de semana. Ao fim de um mês, esses pequenos gastos podem ter grande impacto no seu orçamento. Por isso, o ideal é que você anote todos os seus gastos em uma planilha. Ao ver tudo anotado, ficará mais fácil saber onde você está exagerando e dessa forma cortar gastos desnecessários.

Priorize o seu apartamento

Tenha foco. Se você tem um objetivo claro fica bem mais fácil alcançá-lo. No início, pode parecer difícil,  mas com o passar do tempo, quando chegar mais próximo de alcançar a sua meta, verá o quanto tudo foi recompensado. Abrir mão de algumas coisas faz parte desse caminho, mas sua conquista valerá a pena.

E aí, gostou das dicas ? Seus planos de adquirir um novo imóvel estão a todo vapor ? Entre em contato com a Britto Consultoria & Negócios que te ajudaremos a encontrar o melhor imóvel para você e sua família.

Saudações,

Sobre o Autor

Gilberto Britto administrator

Gilberto Britto tem 50 anos, natural de Belo Horizonte, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist – CIPS pela National Association of RealtorsPersonal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de CoachingInstitute of Coaching Research, Association for Coaching Sherpa Executive CoachingProfessional Coaching Practitioner pela ABRACOACHINGAssessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, Correspondente e Geric Caixa. Procura estar sempre atualizado no âmbito da gestão empresarial, imobiliária, engenharia e tendências de mercado, através da participação em cursos de formação, seminários e palestras.